Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peugeot mostra novo e-208 GTI na Europa com surpresa sob o capô

Versão esportiva tem motor de 280 cv, visual inspirado em clássico da marca e é primeiro elétrico a usar emblemas GTi da história

20 jun 2025 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Durante o fim de semana das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot roubou a cena ao apresentar oficialmente o novo E-208 GTi, o primeiro modelo 100% elétrico da história a ostentar os emblemáticos emblemas GTi. A novidade marca uma virada histórica na linhagem esportiva da marca francesa, que encerrou sua trajetória com motores a combustão em 2020 com o 308 GTi.

O novo E-208 GTi representa uma revolução para a Peugeot Sport, sendo o primeiro modelo elétrico desenvolvido pela divisão de alto desempenho da montadora. O lançamento colocou a Peugeot à frente de rivais como a Volkswagen, outra marca que também usa a sigla em seus famosos Golf e Polo esportivos, mas que até hoje só apresentou protótipos de um possível GTI elétrico, sem data concreta de lançamento.

Sob o capô, ou melhor, no eixo dianteiro, está um motor elétrico com 280 cv e 35,2 kgfm, o mesmo conjunto que equipa o Abarth 600e. São 124 cv a mais que o E-208 convencional, que levam o hatch de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h.

Visualmente, o novo GTi presta homenagem ao lendário 205 GTi, com destaque para a pintura vermelha, difusor traseiro com luz de neblina de LED e detalhes aerodinâmicos discretos, como o spoiler dianteiro. Por dentro, bancos esportivos com encosto integrado, acabamentos em Alcantara e toques nostálgicos, como o filete vermelho no encosto e padrões inspirados nos antigos GTi 1.6 e 1.9.

Autonomia, no entanto, é menor, já que o E-208 GTi utiliza a mesma bateria de 54 kWh do 208 elétrico normal. O alcance caiu de 433 para 350 km no ciclo europeu WLTP. Em compensação, a recarga rápida de 10% a 80% leva cerca de 30 minutos com um carregador de 100 kW.

Na Europa, o E-208 GTi se junta a modelos como o "irmão" Abarth 500e, Cupra Born VZ, Mini John Cooper Works Electric e Alpine A290 no mercado de compactos elétricos esportivos. É pouco provável que o hatch chegue por aqui, já que o próprio 208 elétrico deixou de ser vendido por aqui em 2024. Atualmente, apenas o E-2008 é oferecido no mercado brasileiro por R$ 269.990.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade