Pesquisa: mulheres respondem por 40% do mercado automotivo
Em evento que reuniu executivos da Renault na manhã desta quinta-feira, a montadora francesa falou sobre sua visão do público feminino, e que é responsável por 40% das vendas de automóveis no País, de acordo com pesquisas da própria marca.
A partir de um observatório de mulheres consumidoras, a montadora verificou que 30% das mulheres compradoras de carro prestam atenção no design do produto, contra 21% dos homens. Ainda segundo a pesquisa, apenas 22% das mulheres clientes da marca tem mais de 50 anos. Para Maristela Castanho, diretora de produto da Renault da América Latina, as mulheres querem carros para elas, e não carros feito para mulheres. "Para a mulher o carro ideal é protetor e sedutor, enquanto para o homem ele é ágil e energético. Só que mulheres e homens gostam de carros bonitos, gostam de dirigir e de tecnologia. O ponto é produzir modelos que agradem aos dois nichos", refletiu.
Olivier Murguet, presidente da Renault, completou que as mulheres tomam decisões mais equilibradas em todos os campos, e da mesma forma acontece na compra de um automóvel. "Nossa ideia é integrar cada dia mais as mulheres como consumidoras exigentes de carros". Na Renault, o modelo mais vendido para o público feminino é o hatch Clio. O utilitário esportivo Duster tem 43% do mix de vendas das mulheres.