Novos Onix e Onix Plus 2026 chegam em agosto com IPI zero
Nova linha da dupla de compactos da Chevrolet estreia em breve com novidades no visual e preços menores com isenção de IPI pelo programa Carro Sustentável
A General Motors vai anunciar em breve o início de vendas da linha Onix 2026 nas versões hatch e sedã. Os compactos foram revelados no dia 8 de julho com visual atualizado e novo painel interno com o cockpit virtual da Chevrolet. A montadora anunciou que manteria os preços da linha anterior, mas, três dias depois, o governo anunciou o programa do Carro Sustentável, que concede IPI zero para carros 1.0 flex nacionais de entrada.
Pois a GM é a única até o momento que não anunciou os preços reduzidos da linha Onix 2026. A expectativa é de que o hatch e o sedã Onix Plus acompanhem a concorrência baixem a tabela entre R$ 8 mil e R$ 12 mil. Entretanto, não há nada oficial até agora porque os dois modelos ainda não estão nas concessionárias da Chevrolet. A chegada está prevista para o início de agosto.
O que muda na linha Onix 2026?
A reestilização de meia vida do Chevrolet Onix concentra as mudanças de estilo na dianteira. O hatch e o sedã ganharam nova grade frontal, para-choque e faróis, agora com luzes diurnas que contornam a parte inferior do conjunto óptico e iluminação Full LED nas versões de topo Premier e RS. De resto, há novas rodas de liga leve e a traseira mantém o estilo anterior.
Dito isso, a principal novidade a linha Onix 2026 está no interior. O painel agora traz o cockpit virtual da Chevrolet, que combina duas telas no topo do painel. Versões mais caras dos modelos trazem um display de 8 polegadas para o quadro de instrumentos (o mesmo já disponível na minivan Spin). E o multimídia tem um visor colorido de 11? já conectado e com espelhamento sem fio.
A mecânica dos modelos foi mantida, mas a GM fez ajustes nas versões 1.0 turbo para conseguir homologar a linha Onix 2026 no programa do Carro Sustentável. O motor já havia ganhado injeção direta, porém teve a potência máxima reduzida para 115 cv - limite para conseguir o IPI zero. Dessa forma, assim como Hyundai HB20 e VW Polo TSI, o Onix turbo terá isenção do tributo.
Contudo, os maiores descontos ficarão para as versões 1.0 flex com motor naturalmente aspirado de até 82 cv de potência e 10,6 mkgf de torque máximo. Em todos os caros (aspirado ou turbo) o câmbio é sempre manual de seis marchas. Segundo o Inmetro, o Onix Plus continua a ser o carro flex mais econômico do País, com média de até 17,7 km/l com gasolina na estrada.
Já o motor turbo perdeu 6 cv de potência com etanol e 1 cv com gasolina. Dessa forma, passa a gerar 115 cv na linha 2026 com ambos os combustíveis. Mas os torques máximos foram mantidos, com 16,3 mkgf (G) e 16,8 mkgf (E). O consumo também continua igual: médias de 9,3 km/l (cidade) e 11,7 km/l (estrada) com etanol. E de 13,5 km/l e 16,7 km/l com gasolina.
Preços do Onix 2026
Como última e relevante novidade, a dupla de compactos passa a ter 5 anos de garantia de fábrica. Fica agora a expectativa em relação aos preços da linha Onix 2026. Com o IPI zero, o hatch deve baixar para perto de R$ 90 mil, enquanto o sedã deve cair para perto de R$ 95 mil. Abaixo, as tabelas atuais das versões homologadas no Carro Sustentável.
Versões do Onix 2026 que terão IPI zero
- 1.0 flex MT - R$ 102.990
- 1.0 flex MT 100 Anos - Não divulgado
- 1.0 turboflex MT - R$ 107.290
Versões do Onix Plus 2026 que terão IPI zero
- 1.0 flex MT - R$ 106.790
- 1.0 turboflex MT - R$ 113.990
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