Novo Volkswagen Tera é revelado oficialmente durante o Carnaval
Um dos lançamentos mais importantes da Volkswagen do Brasil nos últimos anos, novo Tera é revelado e chega ao mercado no primeiro semestre
A Volkswagen acaba de revelar oficialmente o novo Tera. Desenvolvido totalmente no Brasil, o novo SUV estreia na Marquês de Sapucaí, em pleno Carnaval no Rio de Janeiro (RJ). O novo Volkswagen Tera será posicionado entre o Polo e o Nivus, e chegará ao mercado no primeiro semestre deste ano. Ele também será vendido em outros mercados na América Latina e na África.
“Durante anos, especulações sobre sua origem, nome, design e características estiveram no centro das discussões. Agora, com a revelação do Novo Tera, a Volkswagen não só apresenta o modelo mais importante dos últimos tempos, como inova ao se tornar a primeira marca de automóveis a apresentar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do planeta”, comenta Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
A marca alemã não revelou muitos detalhes a respeito do novo Tera, que serão divulgados nos próximos meses. A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume, e o modelo terá quatro versões. Até o momento, apenas a topo de linha High foi revelada com o pacote opcional Outfit, que adiciona pintura bicolor e itens visuais exclusivos.
Ele também é a quarta novidade dos 16 lançamentos que a Volks prepara até 2028 no Brasil. O modelo será comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.
Na parte dianteira, a assinatura do DRL é exclusiva dentro da marca, com iluminação fracionada. O design do novo Volkswagen Tera foi projetado pelo time do designer brasileiro José Carlos Pavone, Head de Design Américas da marca. As lanternas traseiras são interligadas e trazem uma solução de iluminação inspirada nos modelos Passat e Tiguan europeus.
Chamada de “click-clack”, ela oferece uma luz de posição e outra ainda mais intensa e com a presença de elementos aparentes em outras formas, que surgem quando o pedal do freio é acionado. A Volks também destacou a coluna ‘C’ do modelo, que tem linhas encorpadas. Na lateral, as rodas são de 17” com acabamento diamantado na versão High.
Por dentro, o design é totalmente inédito, com destaque para as novas texturas e materiais de acabamento, que aparentam ser mais refinados do que os do Polo. O destaque fica para a central multimídia VW Play Connect de 10” em estilo flutuante e o painel digital de 10,25”. O modelo também não teve a lista de equipamentos de série revelada.
Sem revelar muitos detalhes, a Volks também destacou que o modelo terá pacote ADAS em ao menos algumas versões, assim como carregador por indução, iluminação ambiente, acabamento em soft touch em parte do painel e cinco easter eggs ao redor do carro. Onovo Volkswagen Tera deve ter cerca de 4,10 m de comprimento, com o mesmo entre-eixos de 2,56 m do Polo.
Ele será produzido exclusivamente em Taubaté (SP). O porta-malas tem cerca de 300 litros de capacidade. O novo Tera também estreia três cores na linha nacional da Volkswagen: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. Em relação à motorização, a versão mostrada no Sambódromo conta com o motor 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm do Polo, com câmbio automático de seis velocidades.
Esse motor deve equipar as versões mais requipadas do Tera. Também são esperadas versões de entrada com o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv do Polo Track, também com câmbio manual de cinco marchas. Os preços devem ficar na faixa de R$ 100 mil a R$ 130 mil.