Novo Volkswagen Amarok é flagrado em testes no Brasil e chega em 2027
Produzida na Argentina, nova geração da picape VW Amarok já é testada no Brasil terá plataforma chinesa exclusiva para a América do Sul
A nova geração do Volkswagen Amarok já está em testes no Brasil. Já confirmada para 2027, a nova picape foi flagrada ainda com bastante camuflagem pelos amigos dos perfis Placa Verde (@placaverde) e BFMS (@bfmsoficial), no Instagram. A nova geração do Volkswagen Amarok vendida na América Latina terá plataforma de origem chinesa e será produzida na Argentina, substituindo o modelo atual.
Conhecida internamente como Projeto Patagônia, a nova picape terá plataforma desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, que comercializa a picape Maxus Interstellar X em alguns mercados da Ásia e Europa. A picape chinesa vai emprestar a base e alguns componentes eletrônicos para a nova Amarok.
No entanto, o design e todos os ajustes de engenharia e dinâmica serão feitos pela marca alemã na América do Sul. Visualmente, a nova Amarok em testes parece ter um porte maior do que as demais picapes médias vendidas no Brasil. Além disso, a carroceria e a caçamba não contam com a tradicional separação vista em outras caminhonetes do segmento.
No entanto, não se trata de uma picape monobloco, uma vez que a nova geração do Volkswagen Amarok vai manter a construção sobre chassi. A nova Amarok já teve até mesmo um teaser do novo modelo divulgado, feito pelo centro de design da Volkswagen da América Latina, chefiado pelo brasileiro JC Pavone.
Trata-se, portanto, de um modelo totalmente diferente da segunda geração global da Amarok, que é baseada no Ford Ranger. Para produzir a nova Amarok, a fábrica da Volkswagen em General Pacheco (Argentina) vai receber um investimento de 580 milhões de dólares – cerca de R$ 3,2 bilhões, aplicados entre 2025 e 2029.
A primeira geração da picape seguirá em produção normalmente até a chegada da nova Amarok. Já o SUV Taos terá a produção concentrada em Puebla (México). Sob o capô, a nova picape deve até mesmo manter o atual motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv, e ainda pode ganhar versões híbridas.