Novo Nissan Kicks: maior, melhor e mais caro. Vale a pena? Já dirigimos
Primeiras impressões: segunda geração do Nissan Kicks evolui e não lembra em quase nada o modelo anterior, mas preço pode ser empecilho
Um dos lançamentos mais aguardados do ano, a segunda geração do Nissan Kicks acaba de chegar ao Brasil. O modelo, que é o mais vendido da marca japonesa no país, estreia com uma missão importante: manter (ou superar) o sucesso do primeiro Kicks, que foi lançado em 2016, reestilizado em 2021 e mantido como Kicks Play, e que teve o seu melhor ano de vendas em 2024. Para isso, ele ficou maior, mais refinado e (bem) mais caro. Será que ele cumpre bem a missão?
O Guia do Carro esteve presente no evento de lançamento do novo Nissan Kicks e já dirigiu o SUV na versão topo de linha Platinum (R$ 199.000). Além dela, a segunda geração do modelo chegou ao mercado em outras três versões. Todas trazem a mesma combinação de powertrain e transmissão. Os preços são os seguintes:
- Sense: R$ 164.990 (R$ 159.990 no lançamento)
- Advance: R$ 175.990 (R$ 167.990 no lançamento)
- Exclusive: R$ 182.490 (R$ 177.990 no lançamento)
- Platinum: R$ 199.000
Um dos grandes destaques do novo Nissan Kicks 2026 é o visual, que gostamos bastante. Ele traz linhas bem mais modernas e bem equilibradas, que chamam a atenção. Durante o nosso teste, não foi incomum ver olhares curiosos dos demais motoristas nas rodovias e ruas. A versão brasileira traz o mesmíssimo design do Kicks que já é vendido nos EUA e no México há alguns meses.
A dianteira traz contornos retos, principalmente na grade frontal de formato retangular e maior do que a atual. Ela é interligada aos faróis, que trazem assinatura visual em quatro LEDs horizontais nas versões Exclusive e Platinum. As rodas são de 17” nas versões Sense e Advance e de 19” nas demais, que contam com acabamento diamantado.
Na traseira, as lanternas de LED têm formato de bumerangue. O teto tem efeito flutuante, e há a opção de pintura bicolor na configuração Platinum. Também há alguns easter eggs pela carroceria, como na coluna “C” e nos retrovisores. Visualmente, o novo modelo é mais imponente e tem porte semelhante ao de SUVs médios de entrada, como o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Isso se explica também pelo fato do novo Kicks ter crescido 5,6 cm em comprimento, 4,4 cm em entre-eixos, 4 cm em largura e 2 cm em altura. O porta-malas tem 470 litros e conta com uma divisória com duas posições, um recurso bastante útil. Além disso, o bom espaço interno, que já era um dos destaques da primeira geração do SUV, também foi mantido no novo Kicks.
No interior, tudo novo. O acabamento evoluiu bastante em relação ao primeiro Kicks, onde predominam as peças em plástico rígido. É perceptível que a Nissan deu uma atenção maior aos materiais internos do novo SUV, que traz bons encaixes e peças emborrachadas ou revestidas em tecido por uma boa parte do painel, do console e das portas.
Tudo isso para melhorar a percepção de quem já tinha um Kicks e que procurava um SUV superior dentro da marca japonesa, ou também para atrair consumidores de outras marcas, indecisos entre os SUVs compactos mais completos ou as versões de entrada de modelos médios. O painel digital é de 7 polegadas nas versões Sense e Advance, enquanto na Exclusive e na Platinum são de 12,3 polegadas.
Na versão que testamos, a tela era a maior disponível, e conta com boa visualização e gráficos bem desenhados. Em todas as configurações do novo Kicks, a central multimídia é de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e também conta com rápido funcionamento e boa resolução.
Outro ponto que gostamos foi a presença de alguns botões físicos para o controle de algumas funções, como liga-desliga, play/pause, volume e para avançar/retroceder uma música. Até mesmo o ar digital, que traz comandos touch, possui pequenos relevos para identificar as funções pelo toque.
Os bancos são revestidos em couro sintético e contam com a tecnologia Zero Gravity, e são bem confortáveis, mesmo após horas ao volante. No entanto, ao menos na versão topo de linha, ele poderia trazer ajustes elétricos para o motorista, como alguns modelos da categoria já oferecem. Também ficou de fora a saída traseira de ar-condicionado.
No lugar de uma tradicional alavanca de marchas, o novo Kicks conta com trocas de marcha via botões no console central, um recurso que a Nissan chama de E-Shifter. Na versão topo de linha Platinum, ainda há teto solar panorâmico e um sistema de som Bose com 10 alto-falantes de série, que é bem balanceado e de ótima qualidade. Uma pena que seja oferecido apenas na versão mais cara do SUV.
Sob o capô, todas as versões do novo Nissan Kicks são equipadas com o mesmo motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros de 120/125 cv (gasolina/etanol) de potência e 200/225 Nm (g/e) de torque do Renault Kardian. Assim como no SUV francês, o câmbio é sempre um automatizado de dupla embreagem e seis marchas banhado a óleo.
Portanto, o comportamento de todas as versões é igual. Ao volante, o novo Kicks se mostra um carro muito confortável e bem acertado dinamicamente. A suspensão, embora um pouco mais firme, filtra bem os impactos. A carroceria não inclina muito em curvas, mesmo em velocidades mais elevadas. A direção é bem leve em manobras.
Ao acelerar, o novo Kicks não empolga, mas é esperto. Mérito maior do ótimo câmbio automatizado, que tem trocas rápidas de marcha. Já o motor 1.0 turbo não é fraco, mas está longe de um comportamento mais esportivo. Essa diferença se explica pelo peso de 1.366 kg, que é cerca de 200 kg mais pesado do que o Renault Kardian, que utiliza o mesmo conjunto de motor e câmbio.
Sendo assim, o novo Nissan Kicks vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, e chega aos 185 km/h de velocidade máxima. São números na média do segmento, mas pela faixa de preço, é possível encontrar SUVs mais potentes. Talvez o motor 1.3 turbo flex de 163 cv do Duster fizesse bem ao novo Kicks ao menos na versão topo de linha para oferecer um desempenho superior ao dos concorrentes.
De acordo com o Inmetro, o novo Nissan Kicks faz médias de 11,7 km/l com gasolina na cidade e de 14,3 km/l na estrada. Com etanol, os números são de 8,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente. No entanto, durante nossos testes, chegamos a obter médias de 14 km/l com etanol na estrada. Ponto positivo para o novo Kicks.
Em conclusão, o novo Nissan Kicks trouxe do SUV anterior basicamente o nome. O modelo evoluiu em dinâmica, design, acabamento e desempenho. Além disso, ele também é um carro bem seguro (tirou nota máxima no Latin NCAP) e conta com itens de segurança e condução semi autônoma ainda raros de se ver no Brasil.
A Nissan acertou muito no desenvolvimento do novo Kicks, mas poderia ter oferecido uma opção de motor mais potente ao menos em algumas configurações do modelo. A versão topo de linha Platinum, que testamos, vem bem equipada (veja abaixo a lista de itens de série), e não oferece opcionais. No entanto, o preço de R$ 199.000 pode complicar a vida do novo Nissan Kicks no Brasil.
Isso porque, por esse valor, é possível optar por modelos de segmento superior, embora menos equipados, ou até mesmo as versões topo de linha de outros SUVs compactos, como o VW T-Cross e o Hyundai Creta, ambos mais potentes do que o novo Nissan Kicks. Nossa escolha seria pelas versões intermediárias Advance ou Exclusive, que contam com custo-benefício superior, sem abrir mão de muitos itens de série.
Equipamentos do novo Nissan Kicks Platinum 2026:
- Faróis Full LED com projetores
- Lanternas traseiras em LED
- Antena estilo "shark"
- Maçanetas externas na cor do veículo
- Maçanetas internas de abertura das portas na cor prata
- Rack de teto longitudinal na cor prata
- Retrovisores externos na cor Preto Premium
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção em LED
- Rodas de liga leve diamantadas de 19" e pneus 225/45 R19
- Tapete de Carpete
- Teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétrico
- Abertura e fechamento dos vidros e portas por comando na chave
- Acionamento de alarme por comando na chave
- Acendimento inteligente dos faróis (Sensor Crepuscular)
- Aletas para troca de marchas no volante (Paddle Shift)
- Ar-condicionado automático digital
- Ar-condicionado automático digital touch
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos duplo
- Banco traseiro rebatível e bipartido (60/40)
- Bancos com revestimento premium
- Bancos dianteiros e traseiros com tecnologia Zero Gravity
- Carregador de celular por indução (Wireless Charger)
- Chave inteligente presencial (I-Key)
- Console central com apoio de braço e porta-copos duplo
- Direção elétrica com assistência variável (EPS)
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis com regulagem elétrica de altura
- Faróis com sistemas "Welcome" e “Follow me Home”
- Iluminação ambiente no painel e nas portas dianteiras
- Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva
- Limpador de para-brisa com controle intermitente variável
- Limpador e desembaçador de vidro traseiro
- Luzes de leitura dianteira e traseira em LED
- Nivelador de profundidade do porta-malas (Flexible board)
- Painel com revestimento premium
- Painel de instrumentos digital em HD de 12.3"
- Para-sol com espelhos
- Para-sol com espelhos e iluminação
- Partida remota do motor
- Porta-malas com iluminação interna e alças para sacolas (2)
- Porta-óculos
- Porta-revistas no banco dianteiro do passageiro
- Porta-revistas no banco dianteiro do motorista
- Portas USB tipo C (4 - frontais e traseiros)
- Retrovisores externos rebatíveis automaticamente
- Seletor da transmissão por botões (E-Shifter)
- Seletor de modo de condução (Normal, ECO, Sport)
- Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
- Sistema Stop/Start de parada e partida automática do motor
- Tag SEM PARAR instalada
- Tomada de 12V no console central
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema "One Touch" e antiesmagamento
- Volante com acabamento premium
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante multifuncional
- Airbags duplos frontais
- Airbags laterais e de cortina
- Alarme perimétrico anti-furto com imobilizador
- Alerta avançado de colisão frontal (PFCW)
- Alerta de cinto de segurança desafivelado (frontais e traseiros)
- Alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem e detecção de pedestre (FCW+FEB)
- Alerta de objetos no banco traseiro
- Assistente inteligente de frenagem traseira (RAEB)
- Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
- Alerta inteligente de atenção do motorista (DAA)
- Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa (LDW+LDP)
- Assistente inteligente de centralização em faixa (LKA)
- Câmera traseira de estacionamento HD
- Cintos de segurança de três pontos para motorista e passageiros (5)
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força
- Controle de cruzeiro adaptativo de velocidade e distância (ICC)
- Controle de tração e estabilidade (VDC)
- Controle inteligente em curvas (ATC)
- Faróis com ajuste inteligente de altura e intensidade (HBA)
- Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
- Freio eletrônico de estacionamento com “Auto Hold” (EPB + Auto Hold)
- Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Luzes de condução diurna em LED (DTRL)
- Monitoramento inteligente de ponto cego com intervenção (BSWI)
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sistema de auxílio a condução semiautônomo – ProPILOT® (SAE level 2™)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
- Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Visão 360° inteligente e detector de objetos em movimento (AVM+MOD)
- Multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 12.3'', portas USB tipo C (2), Bluetooth e conexão sem fio para Apple CarPlay e Google Android Auto
- Sistema premium de som BOSE Personal Plus com 10 alto-falantes