Novo Jeep Cherokee retorna como híbrido no final deste ano
SUV clássico da Jeep retornará ao mercado totalmente renovado e com possibilidade de ter versão híbrida e elétrica
Após várias inconstâncias de vendas, visuais polêmicos e até cancelamento, a Jeep prepara a volta de um de seus modelos mais icônicos: o Cherokee. O SUV voltará ao mercado com visual moderno e ambicioso, com detalhes que remetem ao irmão menor Compass.
As primeiras imagens e um teaser oficial foram divulgados no canal da marca, antecipando o que está por vir. A Jeep promoveu até um vídeo onde faz um passeio pelas gerações passadas do SUV, reforçando sua herança e legado.
Visualmente, o novo Cherokee mantém a emblemática grade com sete fendas - símbolo da identidade da marca - e apresenta uma carroceria com cintura elevada e para-lamas bem definidos. A traseira ainda não foi revelada, mas especula-se que siga uma linha semelhante à do Compass.
Sob a carroceria, o modelo será construído sobre a plataforma STLA Large, a mesma que servirá de base para o próximo Alfa Romeo Stelvio. Isso abre caminho para uma variedade de motorizações. A Jeep já confirmou uma versão híbrida, e é provável que o portfólio inclua também versões a combustão e elétricas.
Motor Hurricane e variante elétrica podem aparecer
Com o compartilhamento de tecnologias dentro do grupo Stellantis, o novo Cherokee pode até receber uma versão do potente motor 3.0 Hurricane de seis cilindros biturbo, capaz de gerar até 510 cv. No entanto, é pouco provável que o SUV da Jeep atinja esse nível de desempenho em sua versão final.
Já a variante elétrica deverá compartilhar componentes com o Wagoneer S, incluindo uma bateria de 100 kWh e dois motores elétricos que, juntos, entregam até 600 cv e mais de 81 kgfm de torque. Ainda assim, espera-se que o Cherokee EV adote uma configuração mais "mansa", adequada à proposta de mercado.
A estreia oficial do novo Jeep Cherokee está programada para ocorrer ainda em 2025, com as vendas iniciando como modelo 2026. Não está claro se o modelo será oferecido globalmente. No Brasil, acima do Commander, a Jeep atualmente comercializa somente o Grand Cherokee 4xe.