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Novo Fiat Fastback é flagrado, terá frente quadrada e pode chegar em 2026

SUV cupê será global, dividirá base com Citroën Basalt e sem novidades debaixo do capô

26 set 2025 - 19h00
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Apresentado inicialmente como conceito no começo de 2024, o Fiat Fastback de nova geração já se aproxima da estreia definitiva. A Stellantis vem soltando teasers e pistas sobre o modelo, enquanto flagras recentes da revista italiana Quattroruote revelam protótipos com carroceria final, sinalizando que o desenvolvimento está em fase de conclusão.

Diferente do atual, o próximo Fastback terá alcance global. Além do Brasil, será comercializado em países da Europa, o que explica as primeiras imagens vindas de lá. O projeto, identificado internamente como F2X, é conduzido pela mesma equipe responsável pelo novo Grande Panda. Os dois compartilham diversos pontos, como estilo e soluções mecânicas, fruto da estratégia de integração entre as marcas do grupo. Plataforma, motores, eletrônica e parte dos equipamentos serão comuns a outros modelos da Stellantis.

Visualmente, o Fastback seguirá a nova identidade da Fiat, que aposta em traços retos e toques retrô. Elementos do Grande Panda se repetirão, como o capô alto, faróis com iluminação exclusiva em LEDs pixelados e até logotipo iluminado em versões mais caras. Na traseira, permanecerá a silhueta de cupê, com teto inclinado, lanternas posicionadas na parte superior da tampa e a placa migrando para o para-choque.

Plataforma CMP da Stellantis equipará o novo Fastback

A base técnica também evolui. O SUV passará a usar a plataforma Smart Car (CMP), já presente em modelos como Citroën C3, Aircross e Basalt, além do Opel Frontera e do próprio Grande Panda. A mudança aposenta a atual arquitetura MLA e garante ganhos de espaço interno e dirigibilidade. Só a distância entre-eixos deve crescer dos atuais 2,53 metros para algo próximo de 2,60 m, podendo atingir 2,64 m.

Sob o capô, não haverá surpresas: o mercado brasileiro seguirá com os conhecidos motores 1.0 turboflex de até 130 cv (com sistema híbrido-leve) e 1.3 turbo flex de 185 cv reservado à versão Abarth.

A Fiat ainda não confirmou a agenda oficial, mas a previsão é de que a apresentação europeia ocorra em 2025, com início das vendas em 2026. No Brasil, a estreia deve acontecer somente em 2027, mantendo a produção concentrada em Betim (MG). Além do cupê Fastback (F2X), a nova geração de produtos nacionais da marca incluirá o Grande Panda (F1H), um SUV de sete lugares derivado do Aircross (F2U) e a futura linha da Strada.

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Estadão
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