Novo Citroën Basalt tem primeira foto oficial revelada no Brasil
Com visual cupê e produção no Brasil, novo Citroën Basalt terá opções de motor 1.0 turbo e aspirado e será lançado nas próximas semanas
Depois de inúmeros flagras e teasers, o novo Citroën Basalt teve sua primeira imagem oficial revelada no Brasil. Terceiro modelo da linha C-Cubed, o novo Citroën Basalt traz carroceria em estilo SUV cupê e será lançado nas próximas semanas no mercado brasileiro. Assim como os irmãos C3 e C3 Aircross, ele será produzido em Porto Real (RJ).
A Citroën promete revelar mais detalhes do novo Basalt em seus perfis nas redes sociais durante as próximas semanas. No entanto, já sabemos alguns detalhes do próximo lançamento da marca francesa no país. O design é praticamente o mesmo da versão conceito Basalt Vision, que foi revelada no início do ano.
A dianteira traz muitos elementos em comum com o C3 Aircross, como os faróis de LED bipartidos. Na lateral, a carroceria terá caimento cupê a partir da coluna "B". Dependendo da versão, o novo Citroën Basalt deve contar com calotas ou rodas de liga-leve. Já a traseira conta com lanternas de aspecto horizontal.
O destaque fica para o emblema Basalt na tampa do porta-malas, que traz vincos na parte superior. O para-choque abriga a placa. Produzido no Brasil, o novo Citroën Basalt também será exportado aos demais países da América Latina. A plataforma é a modular CMP, a mesma do C3 e C3 Aircross.
Por dentro, o acabamento do Basalt brasileiro terá o mesmo padrão dos irmãos C3 e C3 Aircross. O painel digital de 7" será o mesmo do C3 Aircross, assim como a multimídia de 10,3". Uma novidade será a presença de ar-condicionado digital, que deve chegar ao Aircross nos próximos meses. Esse item deve equipar apenas o Basalt topo de linha.
Falando em versões, um flagra recente da página @placadoscarros no Instagram revelou que o novo Citroën Basalt deve ter ao menos três versões inicialmente: Live, Shine e Feel. A Live será a opção de entrada, e terá o motor 1.0 Firefly flex de 75 cv, sempre com câmbio manual de 5 marchas.
Logo acima, as versões Shine e Feel serão equipadas com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm que já equipa os Fiat Pulse, Fastback, Strada e o Peugeot 208. Neste caso, o câmbio será um automático do tipo CVT que simula 7 marchas. Também é esperado que o novo SUV cupê da Citroën traga mais itens de segurança de série, como ao menos 4 airbags.
Para exportação, o modelo ainda terá opções com o motor 1.6 aspirado de 120 cv e câmbio automático de 6 marchas convencional. Essa variante, no entanto, não será oferecida no Brasil por conta das novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor a partir de 2025. Os preços do novo Citroën Basalt ainda não foram revelados, mas espera-se que o novo SUV francês custe entre R$ 90 mil e R$ 130 mil.