Novo BMW iX3 inaugura a era 'Neue Klasse' e marca virada histórica na marca
SUV elétrico da marca alemã traz ruptura com 'irmão' a combustão e banho de tecnologia em segmento disputado
A BMW apresentou o novo iX3, primeiro modelo de produção em série da Neue Klasse, sua nova geração de veículos elétricos. O SUV traz plataforma inédita, com avanços expressivos em desenho, tecnologia e eficiência, e é considerado um dos lançamentos mais importantes da história recente da marca alemã.
O nome Neue Klasse (Nova Classe) resgata a linhagem de sedãs lançada nos anos 1960 que reposicionou a BMW no mercado global. Agora, a designação retorna para batizar a família que definirá os futuros elétricos da marca, serão 40 modelos e atualizações lançados até 2027 com base nessa nova arquitetura.
Potência e autonomia
O primeiro carro dessa nova fase a chegar às ruas será o BMW iX3 50 xDrive, equipado com dois motores elétricos e tração integral. O conjunto entrega 469 cv e 64,5 kgfm de torque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, conforme a empresa.
Além disso, a nova geração do sistema de propulsão elétrico BMW eDrive tem baterias de 108,7 kWh e garante autonomia de até 805 km no ciclo WLTP. O carregamento também foi aprimorado, e, em estações ultrarrápidas de 800V, é possível recuperar 372 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Além disso, para repor de 10% a 80% da carga bastam 21 minutos. O modelo estreia ainda o carregamento bidirecional, que permite fornecer energia do carro para a rede. Assim, a eletricidade das baterias do BMW pode abastecer residências e equipamentos externos.
Desenho e tecnologia de nova geração
O iX3 inaugura a nova linguagem visual da BMW, marcada por linhas mais limpas e robustas, com elementos inspirados em SUVs. O novo SUV elétrico tem 4,78 metros de comprimento e coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,24. O porta-malas tem 520 litros, mas com os bancos traseiros rebatidos a capacidade chega a 1.750 l.
Na cabine, o destaque é o multimídia que projeta informações em toda a largura do para-brisa e é integrado ao novo sistema operacional batizado de Operating System X. A tecnologia combina telas, comandos por voz, conectividade e assistente inteligente aprimorado, além de oferecer aplicativos de streaming, jogos e até videoconferências.
Eletrônica avançada
A arquitetura eletrônica do novo BMW iX3 traz quatro supercomputadores — chamados de "supercérebros", responsáveis pelo gerenciamento do trem de força, condução semiautônoma, multimídia e recursos ligados ao conforto. O "Heart of Joy", dedicado à dinâmica de condução, processa informações de forma até dez vezes mais rápida que nos modelos anteriores e promete respostas mais precisas de aceleração, frenagem e direção.
Sustentabilidade
Feito na nova planta da BMW em Debrecen, Hungria, o iX3 faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca. Segundo a empresa, a pegada de carbono do novo carro é 34% menor que a de se antecessor ao longo de todo o ciclo de vida.
O SUV tem materiais reciclados em diversas partes, como plásticos de origem marítima, alumínio secundário e fibras de garrafas PET recicladas nos tecidos. A fábrica húngara também não utiliza combustíveis fósseis em sua operação.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!