PUBLICIDADE

Novo Alfa Romeo Milano estreia na Europa com até 240 cv

Primeiro carro elétrico da história da Alfa Romeo, o novo SUV Milano compartilha plataforma com o Peugeot 2008 elétrico vendido no Brasil

12 abr 2024 - 06h45
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Alfa Romeo Milano
Novo Alfa Romeo Milano
Foto: Stellantis/Divulgação

Distante do Brasil desde 2006, a Alfa Romeo acaba de aumentar o seu portfólio na Europa. A montadora italiana revelou na última quarta-feira, 10, o novo Milano, o seu primeiro carro elétrico. Utilizando a mesma plataforma e-CMF do Peugeot e-2008 e do Jeep Avenger, o novo Alfa Romeo Milano terá versões híbridas e elétricas de até 240 cv de potência.

Por fora, o Milano não nega que é um verdadeiro Alfa Romeo. Para isso, o modelo traz a característica grade Cuore Sportivo com o logotipo da marca estilizado na parte de dentro. Os faróis de LED trazem assinatura visual em formato de "C" e são integrados às entradas de ar no para-choque. 

Novo Alfa Romeo Milano
Novo Alfa Romeo Milano
Foto: Stellantis/Divulgação

A escolha pelo nome Milano, aliás, é uma homenagem à cidade onde a Alfa Romeo foi fundada em 1910. Na lateral, o destaque fica para a linha de cintura elevada, com as maçanetas traseiras embutidas na coluna "C". Também há a opção de pintura em dois tons, com efeito de teto flutuante. Já as rodas são de até 20". 

Já na traseira, as lanternas de LED são interligadas em uma peça de formato de bumerangue. Medindo 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,53 m de altura, o Alfa Romeo Milano tem porte próximo ao do Volkswagen Nivus. Para efeito de comparação, o entre-eixos de ambos é de 2,56 m, mas o modelo brasileiro é 9 cm mais comprido.

Novo Alfa Romeo Milano
Novo Alfa Romeo Milano
Foto: Stellantis/Divulgação

Por dentro, o novo Alfa Milano conta com um painel digital de 10,25" e uma central multimídia do mesmo tamanho com as funções Android Auto e Apple CarPlay. Os comandos são voltados ao motorista e as saídas laterais têm formato de trevo de quatro folhas. Em algumas versões, há bancos esportivos da marca Sabelt.

Sob o capô, o Milano terá versões híbridas equipadas com o motor 1.2 turbo associado a um propulsor elétrico. Juntos, eles oferecem 136 cv de potência combinada. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 6 marchas. Já a tração é dianteira ou integral, dependendo da versão.

Novo Alfa Romeo Milano
Novo Alfa Romeo Milano
Foto: Stellantis/Divulgação

No entanto, o destaque fica para as duas opções elétricas, que devem corresponder a grande parte das vendas do SUV. Uma das configurações terá 156 cv, enquanto a topo de linha Veloce – com apelo esportivo – terá 240 cv de potência. Já o alcance varia entre 370 km e 410 km, sempre no ciclo WLTP europeu.

E apesar da plataforma em comum com outros SUVs do grupo Stellantis, a Alfa Romeo garante que o Milano recebeu ajustes específicos em aspectos como os freios, suspensão, chassi e direção para contar com o comportamento dinâmico característico dos carros da marca. O novo Alfa Romeo Milano será produzido em Tychy, na Polônia.

Novo Alfa Romeo Milano
Novo Alfa Romeo Milano
Foto: Stellantis/Divulgação

Com pré-venda marcada para as próximas semanas, o Milano ainda não teve os preços revelados. Ele também marca o início do fim dos carros a combustão da Alfa Romeo, que venderá apenas modelos elétricos a partir de 2027. Para a tristeza dos fãs da marca no Brasil, o SUV tem chances remotas de chegar ao mercado brasileiro.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade