Nova geração do Range Rover Velar será SUV elétrico para o asfalto
Modelo será elétrico e com foco em luxo e sofisticação, voltado para o urbano
O Range Rover Velar passará por uma transformação significativa e será relançado em 2026, agora totalmente elétrico. Além disso, vai apresentar uma nova proposta visual que se afasta das raízes tradicionais de SUV. O modelo adotará uma carroceria mais baixa e elegante, combinando traços de sedãs e shooting brakes com uma silhueta mais refinada, por exemplo.
Essa mudança virá logo após a estreia das versões elétricas do Range Rover e Range Rover Sport, que manterão boa parte do estilo atual. Diferente deles, o Velar adotará um visual completamente novo, com foco em sofisticação e apelo futurista.
Modelo pode ter três fileiras de assentos
Protótipos em testes já revelam que o novo Velar será maior, especialmente em comprimento, o que pode abrir espaço para uma terceira fileira de assentos. O modelo também parece ter uma altura mais próxima do solo, reforçando sua vocação mais voltada ao asfalto. Isso o posiciona como um concorrente direto de SUVs elétricos esportivos como o Porsche Macan elétrico, por exemplo.
Ele será o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma EMA de 800 V, desenvolvida pela JLR para SUVs eletrificados. Essa mesma base será usada no futuro Evoque e no Defender "Sport" — provável substituto do Discovery Sport. Todos devem ser produzidos na fábrica de Halewood, que está sendo modernizada com um investimento de 500 milhões de libras.
O interior seguirá o padrão luxuoso do Range Rover maior, com um design minimalista, tecnologia e materiais de alta qualidade, para atender aos exigentes mercados da China, EUA e Oriente Médio.
Novo Velar faz parte de reestruturação da JLR
A reformulação do Velar faz parte de uma reestruturação maior dentro da JLR, que agora trata Defender, Discovery e Range Rover como marcas independentes sob o guarda-chuva da Land Rover. O Velar, atualmente o modelo com vendas mais baixas da linha Range Rover, será reposicionado para ganhar mais relevância — no último ano, vendeu menos de 24 mil unidades, bem abaixo das 44 mil do Evoque.
A eletrificação será essencial para manter a linha Range Rover competitiva com o avanço das restrições a motores a combustão em mercados como o Reino Unido e a UE. A JLR quer garantir que seus novos modelos elétricos tenham desempenho similar aos atuais V8, por exemplo. O Range Rover Eléctrico, por exemplo, usará motores duplos e novo sistema de Gerenciamento Inteligente de Torque, com resposta quase instantânea para manter sua reputação off-road.
Plataforma elétrica EMA pode dar base a novo Evoque
O Velar não será o único elétrico baseado na EMA. O próximo Evoque também usará essa plataforma e seguirá sendo o modelo de entrada da linha Range Rover. Ele manterá seu apelo popular — especialmente no Reino Unido, onde foi o JLR mais vendido em 2024 — e continuará sendo fabricado em Halewood.
Seja como for, o lançamento oficial do novo Velar está previsto para 2026. Antes dele, o Range Rover EV estreia ainda este ano, seguido pelo Range Rover Sport elétrico.