Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova geração do Audi Q3 será fabricada no Brasil em 2026. Virá um híbrido?

Novo Audi Q3 será produzido em São José dos Pinhais (PR) em sistema CKD e pode ganhar versão híbrida leve ou até PHEV no futuro

29 ago 2025 - 12h03
(atualizado às 21h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A Audi do Brasil confirmou que iniciará a produção do novo Audi Q3 em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, a partir de 2026. A planta passa por reformas para receber novos equipamentos e adequar sua infraestrutura ao novo Q3. O carro ganhou novas tecnologias de mobilidade híbrida, ainda não confirmadas para o Brasil (veja abaixo).

Novo Audi Q3 Sportback
Novo Audi Q3 Sportback
Foto: Audi / Guia do Carro

Produção em CKD, mas fornecedores nacionais

Segundo a montadora alemã serão produzidas no País as versões Audi Q3 e Audi Q3 Sportback em sistema CKD (Completely Knocked Down), no qual os veículos chegam da Hungria totalmente desmontados e são montados localmente. Esse processo segue os padrões globais da marca, com controle de qualidade unificado, soldagem robotizada, pintura automatizada e montagem final integrada a fornecedores locais.

Motores do novo Audi Q3: Europa x Brasil

Na Europa, o destaque da nova geração é a chegada de uma opção híbrida plug-in. O Q3 e-hybrid combina motor a combustão e motor elétrico para entregar 272 cv de potência e 400 Nm de torque. A bateria tem 19,7 kWh de capacidade utilizável e garante até 120 km de autonomia no modo elétrico, de acordo com o ciclo WLTP.

O novo Audi Q3 utiliza tração dianteira, câmbio automático de seis marchas e oferece recarga rápida em corrente contínua de até 50 kW, capaz de repor a maior parte da carga em menos de meia hora.

Ainda na Europa, a nova geração do Audi Q3 mantém como opção de entrada o motor 1.5 TFSI de 150 cv e 250 Nm, com sistema híbrido leve e câmbio S tronic de sete marchas. Esta poderia ser uma opção para o Brasil, aproveitando os incentivos do Programa Mover.

Novo Audi Q3
Novo Audi Q3
Foto: Audi / Guia do Carro

Mas, para o mercado brasileiro, ainda não há definição sobre quais versões farão parte da produção local prevista para começar em 2026. Atualmente, a linha Q3 vendida no País – tanto na carroceria tradicional quanto na Sportback – é oferecida apenas na configuração 45 TFSI, equipada com motor 2.0 turbo, que entrega 370 Nm de torque, tração integral quattro e câmbio automatizado S tronic de sete marchas.

Próximos passos da produção do Q3

O anúncio do novo Q3 integra o plano de lançamentos da Audi no País. A empresa prevê apresentar 13 novos modelos em 2025 e outros em 2026. A marca, que comemorou 30 anos de presença no Brasil em 2024, mantém sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e rede de mais de 40 concessionárias.

Além da produção local, a Audi desenvolve iniciativas ligadas à eletrificação e sustentabilidade. A companhia já investiu cerca de R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no Brasil, com carregadores instalados em concessionárias e outros pontos do País.

Histórico da produção da Audi no Brasil

A produção local começou em 1999, com a primeira geração do Audi A3, encerrada em 2006. Em 2015, após o programa Inovar-Auto, a marca retomou a fabricação no Brasil com o A3 Sedan. No ano seguinte, passou a produzir o Q3. Desde 2022, a fábrica do Paraná é responsável pelas versões Q3 e Q3 Sportback.

Entre as novidades introduzidas pela planta paranaense no mercado brasileiro estão a tração quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades em veículos com motor transversal, ambas produzidas pela primeira vez no País.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade