Nova geração da VW Amarok é flagrada no Brasil e será híbrida em 2027
Produzida na Argentina, nova geração da Volkswagen Amarok será baseada na picape chinesa Maxus Interstellar X e já roda em testes no Brasil
A nova geração da Volkswagen Amarok segue sua maratona de testes no Brasil. Desta vez, a picape foi flagrada na Rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo, pelo jornalista Matheus Avello (@matheus.avello), do canal Acelerados (@acelerados). Ainda com bastante camuflagem, a nova Amarok será lançada em 2027 no Brasil e terá motorização híbrida.
Nova VW Amarok terá origem chinesa
Conhecida internamente como Projeto Patagônia, a nova geração da Amarok vendida na América Latina terá plataforma de origem chinesa e será produzida na Argentina, substituindo o modelo atual. Ela será um modelo totalmente diferente da segunda geração global da Amarok, que é baseada no Ford Ranger.
Para produzir a nova Amarok, a fábrica da Volkswagen em General Pacheco (Argentina) vai receber um investimento de 580 milhões de dólares – cerca de R$ 3,2 bilhões, aplicados entre 2025 e 2029. A nova VW Amarok terá plataforma desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, que comercializa a picape Maxus Interstellar X em alguns mercados da Ásia e Europa.
Ajustes de engenharia terão toque brasileiro
A picape chinesa vai emprestar a base e alguns componentes eletrônicos para a nova Amarok. Apesar disso, o design e todos os ajustes de engenharia e dinâmica serão feitos pela marca alemã na América do Sul. A nova Amarok terá um porte maior do que as demais picapes médias vendidas no Brasil.
Além disso, a carroceria e a caçamba não contam com a tradicional separação vista em outras caminhonetes do segmento. No entanto, não se trata de uma picape monobloco, uma vez que a nova geração da Volkswagen Amarok vai manter a construção sobre chassi. A nova Amarok já teve até mesmo um teaser do novo modelo divulgado, feito pelo centro de design da Volkswagen da América Latina, chefiado pelo brasileiro JC Pavone.
Nova Amarok será híbrida
A primeira geração da picape seguirá em produção normalmente até a chegada da nova Amarok. Sob o capô, a nova picape deve até mesmo manter o atual motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv, mas também ganhará versões híbridas. Vale lembrar que, a partir de 2026, todos os novos carros da Volkswagen serão eletrificados.