Museu da Audi destaca DKW brasileiro em exposição
Mostra, que vai até setembro, conta um pouco da história da Vemag e exibe um raro exemplar do DKW GT Malzoni
A Audi iniciará no próximo dia 21 a exposição "Ordem e Progresso - A DKW Vemag e o novo amanhecer do Brasil" em seu museu, na cidade alemã de Ingolstadt.
O objetivo da mostra é homenagear o País no ano em que sedia a Copa do Mundo por meio de imagens e curiosidades sobre a Auto Union GmbH - antiga montadora alemã que detinha as marcas Audi, DKW, Horch e Wanderer - e destacar os modelos produzidos por aqui.
Entre as curiosidades, a Audi lembra que Pelé prestou o exame prático para tirar a carteira de habilitação a bordo de um DKW e que a primeira vitória da carreira de Emerson Fittipaldi em sua carreira automobilística foi com um GT Malzoni.
Um dos destaques da exposição é justamente um exemplar do GT Malzoni que foi encontrado em 2007 na Europa, mas que foi produzido e restaurado no Brasil. Foram apenas 35 unidades construídas da criação do fazendeiro e entusiasta do mundo automotivo, o ítalo-brasileiro Genaro "Rino" Malzoni.
Inicialmente, os modelos DKW eram apenas montados no Brasil com peças alemãs, mas a partir da década de 60 a Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. (Vemag) passou a produzir o sedã Belcar, a perua Vemaguet e o jipe Candango. Em toda a sua trajetória, foram vendidos 109.343 veículos DKW Vemag.
A exposição vai até o dia 21 de setembro.