Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Montadoras voltam atrás com Apple Carplay Ultra: 'não tente invadir nossos sistemas'

Novo sistema da Apple não apenas assume interface do multimídia, mas de todas as telas do carro; várias marcas estão desistindo de adotar o Carplay Ultra

3 jul 2025 - 15h37
Compartilhar
Exibir comentários

No fim de maio, a Apple anunciou o lançamento do Carplay Ultra, sua nova plataforma de conectividade para veículos. O sistema agora é capaz de assumir todas as telas do carro, incluindo os instrumentos (velocímetro e conta-giros), comandos gerais e dados de bordo. Pois é justamente isso está fazendo várias montadoras desistirem de adotar a plataforma.

Conforme reportagem do Financial Times, Audi, Mercedes-Benz, Volvo Cars, Polestar e Renault disseram que não têm planos de oferecer o Carplay Ultra em seus veículos. Porém, em 2022, quando a Apple anunciou o desenvolvimento do sistema, as cinco fabricantes assinaram compromisso com a marca da maçã para instalar o Carplay Ultra em seus carros.

De início, 14 montadoras se comprometeram a usar a plataforma da Apple. Entre elas, Acura, Ford, Honda, Infiniti, Jaguar Land Rover, Lincoln, Nissan e Porsche. O grupo Hyundai, incluindo Kia e Genesis, também aderiram depois. A BMW, por exemplo, afirmou que não instalará o Carplay Ultra, mas seus carros continuarão a oferecer a versão atual do sistema no multimídia.

Rejeição ao Carplay Ultra vai além da aparência

Um executivo da Renault disse ao Financial Times que a montadora alertou a Apple: "não tente invadir os nossos próprios sistemas". A frase sintetiza o conflito causado pela nova plataforma, agora vista como um risco pelas marcas, já que todo o investimento em criar ambientes, conexão com os usuários e até possíveis funções pagas podem simplesmente naufragar.

Quando chega o Apple Carplay Ultra

A nova plataforma será lançada primeiro na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), com expansão prevista para a Europa a partir de 2026. Os modelos da britânica Aston Martin serão os primeiros a oferecer o sistema a partir do ano-modelo 2025. O Carplay Ultra virá de fábrica nos modelos DB12, Vantage, Vanquish, DBX 707 e no futuro DBX S.

Donos de esportivos equipados com o sistema multimídia mais recente da Aston Martin (que chegou primeiro no cupê DB12) poderão fazer uma atualização gratuitamente em concessionárias autorizadas da marca.

Com a nova plataforma do Apple, o motorista tem acesso a uma série de opções de personalização. Há diferentes estilos de mostradores, combinações de cores, temas de fundo e layouts. Também é possível controlar funções como ar-condicionado e áudio pela interface do iPhone, com ajuda da assistente virtual Siri.

Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin, declarou na ocasião do lançamento que a integração do CarPlay Ultra representa um salto tecnológico para a empresa: "Com base em nossa plataforma multimídia de última geração, o CarPlay Ultra trará novos recursos e possibilidades de personalização, reafirmando nossa posição de liderança no segmento".

Carplay estrou há 11 anos

Lançado em 2014, o Apple CarPlay teve sua estreia no Ferrari FF, e pouco depois no California T. Curiosamente, o atual diretor de tecnologia da Aston Martin, Roberto Fedeli, era o responsável técnico da Ferrari na época.

A tecnologia passou a ser um opcional comum em modelos populares a partir de 2016, tornando-se hoje figurinha fácil em novos lançamentos. Contudo, ainda é possível achar modelos novos que ainda não oferecem suporte ao sistema multimídia da Apple.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade