Sinais de fumaça não combinam com seu carro
Seja clara ou escura, a fumaça no escapamento do seu carro não é uma situação normal. Se você perceber um rastro no ar quando pisar no acelerador, algo está errado. Pode ser na mistura de combustível ou falhas mais graves no motor.
A única fumacinha aceita nos automóveis de hoje é em dias muito frios, explica o Silvio Figueiredo, pesquisador do Laboratório de Motores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). “Após a combustão, um dos componentes que sai pelo escapamento é água. Por isso, pode haver um vapor de água em dias muito frios. Mas é vapor, não fumaça. Carros em situações normais não podem soltar fumaça”, diz.
Se você perceber fumaça, precisa procurar um mecânico. Pode ser algum problema no sistema de combustão que está permitindo a saída de combustível no escapamento sem ser queimado corretamente. Nesses casos, geralmente a fumaça é mais clara ou cinza. É preciso fazer uma revisão, especialmente no sistema de injeção, filtros e velas. Pode ser ainda combustível adulterado que não foi devidamente queimado, explica o pesquisador. Nesses dois casos, há riscos de danificar o catalisador do veículo.
Se a fumaça for azulada ou mais escura e densa, a situação é mais grave e possivelmente custará mais ao bolso do motorista. É um indicativo de que está chegando óleo do motor na câmara de combustão. Neste caso, o motor pode ter sofrido desgaste nas peças e necessite de uma reforma.
Por isso, não tenha dúvidas. Assim como no conclave que escolhe o papa, fumaça pelo cano é sinal de notícias. No caso dos veículos, porém, é sempre de notícia ruim.