Jamais desligue o motor com carro em movimento; entenda
Nem pense em desligar a chave com o carro ainda em movimento, por mais próximo que esteja o destino. Você pode não conseguir pará-lo.
A explicação é simples, mas nem por isso a dica deixa de ser importante. O pedal do meio dos carros fica macio graças ao servo freio, peça que ajuda e muito o motorista na missão de parar o veículo graças ao vácuo do motor. Se você desligar o motor, o vácuo é interrompido rapidamente e o pedal fica duro. Por isso, só desligue a chave quando o automóvel estiver devidamente estacionado e com freio de mão puxado.
O servo auxilia na atuação do freio. “Ao acionar o pedal do freio, a força aplicada é multiplicada pelo servo freio que aciona o cilindro mestre. Este então comprime o fluido de freio que provoca o acionamento dos cilindros aumentando o atrito entre disco/pastilha ou lona/tambor e a consequente parada do veículo”, explica Cesar Samos, especialista em manutenção automotiva e diretor do Sindirepa, o Sindicato dos Mecânicos de São Paulo. Sem ele, seria praticamente impossível parar o carro.
Pedal duro
Se o pedal de freio estiver duro mesmo com o carro em funcionamento, você deve buscar uma empresa especializada. É possível que o servo freio esteja com problema. Diferentemente de outros componentes do sistema, o servo não precisa passar por manutenção periódica. É recomendando, porém, a checagem dele nas revisões de outros componentes como pastilhas, discos, cilindros e flexíveis. Ele costuma durar mais de 100 mil quilômetros.
Caso a peça esteja estragada, as montadoras não recomendam o conserto nem a abertura. O seguro é trocá-la inteira por uma nova. Modelos recondicionados oferecidos no mercado não têm nenhuma garantia de segurança.