Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Metade dos brasileiros ainda prefere carro a combustão, mesmo com crescimento dos elétricos

Para 49% dos brasileiros, veículo movido a combustível ainda é a primeira escolha; infraestrutura de recarga e custo ainda freiam adesão

15 mai 2026 - 06h01
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar do crescimento das vendas de veículos elétricos no Brasil, os modelos a combustão ainda são os preferidos dos consumidores brasileiros. Levantamento da consultoria EY mostra que 49% dos consumidores no país seguem inclinados aos veículos com motor a combustão interna, enquanto o interesse por elétricos a bateria permanece em 9%.

O cenário contrasta com os números de mercado: dados da Fenabrave apontam que as vendas de automóveis e comerciais leves eletrificados quase dobraram no primeiro quadrimestre de 2026, com os híbridos liderando em volume e os elétricos puros registrando o maior crescimento percentual.

Híbridos lideram transição

Dados da Fenabrave mostram que os automóveis e comerciais leves eletrificados — categoria que inclui híbridos e elétricos puros — saltaram de 70.433 unidades entre janeiro e abril de 2025 para 138.886 no mesmo período de 2026, crescimento de 97,19%.

O avanço mais expressivo em termos percentuais ocorreu entre os elétricos puros. As vendas passaram de 17.681 unidades no primeiro quadrimestre de 2025 para 48.401 em 2026, alta de 173,75%. Na comparação entre abril de 2025 e abril de 2026, o crescimento chegou a 272,09%.

FR12 SAO PAULO - SP - 27/03/2026 - JORNAL DO CARRO - COMPARATIVO - Fotos do comparativo entre os carros Honda WR-V, VW Tera, Nissan Kait e Toyota Yaris Cross. FOTO: Felipe Rau/Estadão
FR12 SAO PAULO - SP - 27/03/2026 - JORNAL DO CARRO - COMPARATIVO - Fotos do comparativo entre os carros Honda WR-V, VW Tera, Nissan Kait e Toyota Yaris Cross. FOTO: Felipe Rau/Estadão
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Em volume absoluto, porém, os híbridos seguem na liderança. Foram 90.485 unidades comercializadas entre janeiro e abril deste ano, avanço de 71,53% sobre o mesmo período do ano anterior. O movimento sugere uma transição gradual do consumidor brasileiro, ainda mais confortável com modelos que combinam eletrificação e motor a combustão.

Consumidor ainda vê barreiras para migrar aos elétricos

Segundo o Índice de Mobilidade do Consumidor (MCI), elaborado pela EY com 1.000 entrevistados no Brasil, a infraestrutura de recarga continua sendo o principal entrave para a adoção dos elétricos.

Entre os consumidores que não pretendem comprar um veículo elétrico, 36% afirmam não ter estrutura de carregamento em casa ou no trabalho, enquanto 33% citam a falta de estações públicas. Outros 28% demonstram preocupação com substituição de baterias e o custo inicial de compra. A pesquisa também aponta dúvidas sobre a qualidade e interoperabilidade dos carregadores públicos, mencionadas por 27% dos entrevistados. Já 21% acreditam que veículos elétricos são mais caros para reparar.

BYD Dolphin Mini - dianteira
BYD Dolphin Mini - dianteira
Foto: Divulgação / Estadão

Apesar disso, fatores econômicos e ambientais seguem impulsionando o interesse pelos modelos eletrificados. O aumento do custo dos combustíveis convencionais e as preocupações ambientais aparecem empatados como principais motivadores para adoção dos elétricos, ambos citados por 38% dos entrevistados.

Eletrificação pelo mundo

O avanço dos eletrificados no Brasil ocorre em meio a uma transformação global da indústria automotiva. Na União Europeia, os registros de veículos elétricos ultrapassaram os carros a gasolina em registros mensais pela primeira vez no fim de 2025. Os elétricos responderam por 17,4% das vendas de carros no bloco europeu no ano passado.

Enquanto isso, a China consolidou sua posição como principal motor da eletrificação mundial. A penetração dos elétricos no mercado chinês já supera 50%, com fabricantes locais acelerando estratégias de exportação. A BYD projeta vender cerca de 1,5 milhão de veículos fora da China em 2026, enquanto marcas chinesas seguem ampliando participação no mercado brasileiro.

Geely EX2 já é o segundo carro elétrico mais vendido do Brasil
Geely EX2 já é o segundo carro elétrico mais vendido do Brasil
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Nos Estados Unidos, porém, o movimento é mais lento. Dados do Salão do Automóvel de Detroit de 2026, que ocorreu em janeiro, apontam que o crescimento das vendas de elétricos no país ficou próximo de 1% em 2025, em um cenário de desaceleração de investimentos e revisão de estratégias por parte das montadoras tradicionais.

Infraestrutura e preço devem definir ritmo da transição

A combinação entre expansão das vendas e resistência do consumidor indica que a eletrificação brasileira ainda atravessa uma fase de transição. Embora os elétricos avancem rapidamente em volume, especialmente impulsionados por marcas chinesas e pela ampliação da oferta de modelos, o consumidor segue cauteloso diante do custo de aquisição e da estrutura de recarga disponível.

Uma estação de carregamento, também chamado de estação de carga e eletroposto, é um dispositivo de fornecimento de energia que fornece energia elétrica para recarregar veículos elétricos plug-in
Uma estação de carregamento, também chamado de estação de carga e eletroposto, é um dispositivo de fornecimento de energia que fornece energia elétrica para recarregar veículos elétricos plug-in
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil / Estadão

Nesse cenário, os híbridos aparecem como alternativa intermediária enquanto a infraestrutura amadurece. A expansão dos pontos de carregamento e a redução de custos tendem a influenciar o ritmo de adoção dos elétricos nos próximos anos.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra