Marca chinesa Farizon estreia no Brasil com 3 veículos elétricos
Montadora chinesa do mesmo grupo dono da Volvo, Farizon revela furgões elétricos SuperVan e V6E e o caminhão H9E na Eletrocar Show 2025
Mais uma marca chinesa chegará em breve ao Brasil. A Farizon, marca do Geely Holding Group, apresentou oficialmente ao público brasileiro sua linha de veículos comerciais elétricos durante a Eletrocar Show 2025. Representada pelo Grupo Timber no Brasil, a marca lança os modelos de vans SuperVan, de 8m³ e 11m³, o V6E e o caminhão H9E, em duas configurações, de seis e oito toneladas.
O início das vendas está previsto para o mês de agosto de 2025, quando o primeiro lote de veículos desembarca no Brasil vindo da China. Os preços ainda não foram revelados oficialmente. Fundada em 2014, a Farizon é uma fabricante de veículos comerciais elétricos do grupo Geely, que também é dono das marcas Volvo, Zeekr e Lotus.
Neste primeiro momento, os produtos da Farizon serão comercializados nas nove filiais do Grupo Timber distribuídas em cinco estados: Curitiba e Marialva (PR), Lages e Palhoça (SC), Pelotas, Guaíba e Capão do Leão (RS), Três Lagoas (MS) e Curvelo (MG). Além disso, o grupo terá uma concessionária na cidade de Curitiba (PR).
O furgão elétrico Farizon V6E é um modelo focado em entregas urbanas, logística de última milha e transporte leve. Construída sobre a plataforma GXA-M – arquitetura elétrica modular da Farizon voltada especificamente para veículos comerciais leves – o V6E conta com flexibilidade na configuração da carroceria, que pode ser facilmente adaptada.
Com dimensões externas de 4.845 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.985 mm de altura, além de entre eixos de 3.100 mm, o V6E acomoda até 6 m³ de volume útil e suporta cerca de 1.150 kg de carga líquida no compartimento traseiro, dependendo da configuração.
O furgão também conta com um piso em aço de alta resistência que suporta até 1,5 tonelada, enquanto o teto do compartimento de carga é capaz de resistir a pressões de até 7,5 toneladas. A motorização 100% elétrica da V6E entrega 100 kW (equivalente a 136 cv), com tração traseira. A velocidade máxima é limitada a 110 km/h, enquanto o alcance é de até 285 km no ciclo WLTC.
O modelo é equipado com bateria de 81 kWh. A recarga rápida via corrente contínua (DC) permite atingir de 10% a 80% da carga em apenas 30 minutos, enquanto a carga AC completa é feita em cerca de seis horas. O Farizon V6E conta com portas traseiras bipartidas (com aberturas de 180° e 270°) e porta lateral corrediça.
Dentre os equipamentos de segurança, o V6E oferece sistema de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, controle eletrônico de estabilidade, sistema de prioridade do freio, assistência de abertura de portas em caso de colisão e alerta sonoro para pedestres. O modelo também conta com freios ABS com EBD e CBC, câmera de ré e modos de condução ajustáveis (Eco, Normal e Sport).
A Farizon também mostrou no evento o SuperVan, um furgão com visual futurista. O modelo se destaca pelo acabamento mais refinado e pela modularidade interna. Outro diferencial estrutural importante é a ausência do pilar B, permitindo uma ampla abertura lateral e maior usabilidade em aplicações como ambulâncias, food trucks, serviços técnicos, transporte de equipamentos ou adaptações sob demanda para negócios móveis.
O modelo também conquistou 5 estrelas no Euro NCAP 2025 recentemente. Com foco em diferentes perfis operacionais, o modelo chega ao país em duas versões complementares. A versão com volume útil de 7,92 m³, traz capacidade de carga de 1.265 kg e dimensões de 4,99 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 2,18 metros de altura, mantendo o peso bruto total de 3.500 kg.
Já a versão de 11m³ foi desenvolvida para quem precisa de ainda mais espaço. Com 5,49 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 2,50 metros de altura, essa configuração entrega área útil total de 11,22 m³, capacidade de carga de 1.170 kg e peso bruto de 3.500 kg.
Tanto a versão de 8 m³ quanto a de 11 m³ compartilham o mesmo conjunto motriz. O motor elétrico entrega até 231 cv de potência, com tração traseira e velocidade máxima de 135 km/h. O alcance é de até 386 km pelo índice WLTP e cerca de 300 km segundo estimativa do Inmetro. A bateria é de 82,88 kWh.
Entre os principais destaques do modelo, estão o sistema ADAS com funcionalidades avançadas de assistência à condução, câmera 360°, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo, painel digital de 7”, central multimídia de 12,3”, volante multifuncional, lanternas Full LED, acesso lateral sem coluna B, além de um sistema V2L (Vehicle-to-Load), que permite o fornecimento de energia para ferramentas e equipamentos externos.
Por fim, a Farizon também mostrou o caminhão pequeno H9E, que chega ao Brasil disponível em duas versões — 6 e 8 toneladas — voltado a entregas de média escala e operações logísticas em centros urbanos. O modelo conta com airbags para motorista e passageiro, sistema de desligamento automático de energia em caso de colisão, resfriamento da bateria e assistentes de condução como alerta de colisão frontal e aviso de saída de faixa.
A versão de 6 toneladas traz 5,99 metros de comprimento, 2,35 metros de largura e 3,30 metros de altura, e oferece até 21 m3 de capacidade volumétrica. Seu peso bruto total é de 7.995 kg, com chassi de 3.380 kg. Já a versão de 8 toneladas atende demandas de maior porte, com 7,99 metros de comprimento e 31 m3 de volume de carga. O chassi pesa 3.910 kg, mantendo o peso bruto total de 7.995 kg.
Ambas as versões compartilham a mesma motorização elétrica, que entrega 190 cv de potência e torque de 42,3 kgfm, com tração traseira e velocidade máxima de 90 km/h. O alcance chega a 324 km (índice WLTC). Dentre os itens de série, o caminhão Farizon H9E traz central multimídia de 12,1”, conectividade Bluetooth e comandos integrados.
Entre os recursos voltados à segurança e conforto estão o freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, os sistemas eletrônicos EBS, ESC, ASR e ABS, além do TPMS (monitoramento de pressão dos pneus). O painel é digital de 7”. Outro diferencial é o sistema V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o caminhão em uma fonte de energia móvel.
Todos os modelos da Farizon chegam ao Brasil com planos de revisão programada e de garantias. A SuperVan e o caminhão H9E possuem revisões a cada 30 mil km, com valores tabelados. Já o modelo V6E tem manutenção programada a cada 10 mil km, também com preços fixos. Toda a linha oferece garantia de seis anos para o sistema de baterias e três anos para o veículo completo.