Leapmotor C10 terá versão híbrida com extensor de alcance já em 2025
Stellantis confirma que junto com a versão puramente elétrica o Leapmotor C10 terá também com a versão REEV; entenda como funciona o sistema
A Stellantis está disposta a recuperar o atraso na eletrificação de alta tecnologia no Brasil. A supermontadora confirmou nesta quarta-feira (16) que o Leapmotor C10 estreará este ano no Brasil com duas versões: uma BEV (totalmente elétrica) e uma REEV (híbrida com extensor de alcance). REEV é a sigla de em inglês de Veículo Elétrico com Extensor de Alcance, mais conhecido como EREV.
“Pela primeira vez na história do mercado uma fabricante irá oferecer no Brasil um veículo eletrificado REEV dentro de um grande segmento”, disse Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor América do Sul. “O C10 REEV será lançado no Brasil e no Chile em 2025, junto de sua versão BEV exclusivamente elétrica.”
Segundo Marcio Tonani, vice-presidente de engenharia da Stellantis América do Sul, o Leapmotor C10 REEV terá um motor a combustão projetado exclusivamente para gerar eletricidade para a bateria, portanto não traciona o carro. O SUV se movimenta por meio de um motor elétrico.
“Com o REEV, o cliente tem a seu alcance o conforto da condução puramente elétrica com a liberdade de poder recarregar ou abastecer, optando pelo que é mais conveniente para ele, sem sofrer com a ansiedade de autonomia”, explicou Tonani.
Algumas montadoras consideram o sistema EREV (que a Stellantis chama de REEV) como uma solução mais eficiente do que o híbrido plug-in, mas isso não é um consenso na indústria. A BYD, por exemplo, prefere o sistema PHEV. Ele tem o mesmo conceito dos primeiros BMW i3 e do Nissan Kicks e-Power.
Segundo a Stellantis, o Leap C10 REEV será mais eficiente do que os híbridos comuns da Honda e da Toyota e do que os híbridos plug-in. Como o motor a combustão não traciona as rodas diretamente, o conjunto pode ser mais leve e eficiente, permitindo que o motor funcione sempre nas melhores faixas de performance.
“A tração elétrica entrega a performance e conforto acústico cada vez mais desejados pelos consumidores, que podem optar por recarregar o carro ou abastecê-lo em um posto de combustível”, acredita a Leapmotor, parceira chinesa da Stellantis.