JAC volta atrás e anuncia retomada de fábrica na Bahia
Após o anúncio do novo Regime Automotivo, publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, a JAC Motors informou que irá retomar as obras da fábrica da empresa em Camaçari, na Bahia, paralisadas desde julho. Segundo a montadora chinesa, a pedra fundamental da unidade - que deverá produzir 100 mil carros anuais - será lançada no dia 28 de novembro e deverá ficar pronta em 2014.
» Veja o preço dos carros vendido no País
"Erguer a fábrica sempre fez parte dos nossos planos. Estamos satisfeitos com o pacote de medidas recém-anunciado, que flexibiliza as severas condições atuais e garante as condições necessárias para dar o pontapé inicial à construção", afrimou em nota o presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib.
Em julho, a JAC havia anunciado a suspensão da construção da unidade após a alta de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industralizados (IPI) para veículos importados.
A previsão da empresa é que a nova fábrica na Bahia gere 3,5 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos. "É um marco importante para a indústria automobilística brasileira, pois será a primeira montadora de automóveis de grande volume do Brasil, que produz modelos abaixo de R$ 50 mil, com controle totalmente nacional", afirmou Habib.
Segundo a JAC, a nova fábrica irá ter um centro de desenvolvimento de novas tecnologias, laboratórios de acústica e controle de emissão de poluentes, pistas de testes, centro de capacitação profissional e a tradicional linha de montagem.