Hyundai vende 4 milhões de carros; lucro é recorde em 2011
26 jan2012 - 08h29
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
O lucro líquido da Hyundai registrou um salto de 35% em 2011, para cerca de US$ 7,2 bilhões, afirmou a montadora sul-coreana nesta quinta-feira. O resultado recorde foi impulsionado pelas vendas veículos nos Estados Unidos e China - pela primeira vez em sua história a companhia vendeu mais de 4 milhões de veículos em um ano.
No entanto, a quinta maior montadora de carros do mundo, com a afiliada Kia Motors, está ciente dos desafios do mercado global com a crise na Europa e recuperação das montadoras americanas. Para não sofrer com as mudanças, a Hyundai afirmou que vai focar 2012 em qualidade e gerenciamento interno, sem uma expansão agressiva de mercados e com os modelos já existentes.
Os preços competitivos da montadora e designs atraentes ajudaram as vendas, enquanto as concorrentes japonesas sofreram com o iene valorizado e problemas na produção causados pelas enchentes na Tailândia e o terremoto no Japão. As ações da Hyundai acumularam alta de 23% em 2011, enquanto o mercado como um todo caiu 11%.
O primeiro protótipo de veículo elétrico do Chamado Projeto Hiriko foi apresentado nesta terça-feira em Bruxelas, na sede da presidência da União Europeia (UE)
Foto: AFP
A União Europeia apoia o desenvolvimento do carro. O modelo para duas pessoas é visto como uma solução para o transporte urbano, e a expectativa é de que a produção comece em 2013
Foto: AFP
Na apresentação, o presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Barroso, experimentou o veículo
Foto: AFP
O veículo tem um sistema construído para diminuir o comprimento ao estacionar
Foto: Divulgação
A parte traseira do carro pode se movimentar para baixo do chassis, deixando o carro mais alto, porém com apenas dois terços do comprimento de um Smart, segundo a montadora
Foto: Divulgação
O projeto prevê a homologação do veículo para testes na Espanha em julho deste ano
Foto: Reuters
A cidade americana de Boston também deve receber unidades para experimentação. O Projeto Hiriko é desenvolvido pelas empresas Afypaida e Denokinn, com a colboração do Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Foto: Reuters
Compartilhar
Publicidade
Fonte: APAP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.