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Honda ZR-V dá um banho de equipamentos no Compass Limited

Vale a pena comprar o Honda ZR-V 2.0 aspirado por R$ 214.500 ou o Jeep Compass Limited 1.3 turbo por R$ 215.890?

2 nov 2023 - 08h00
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Honda ZR-V 2.0: importado do México em versão única
Honda ZR-V 2.0: importado do México em versão única
Foto: Honda / Guia do Carro

Honda ZR-V ou Jeep Compass Limited? Esta é a pergunta que muitos consumidores já estão fazendo depois que o Honda chegou custando R$ 1.390 a menos e muito mais equipado. Por isso, o Guia do Carro comparou os dois carros. Mas, atenção, pois é preciso considerar vários fatores antes de decidir a compra.

Preços – O Honda ZR-V só tem uma versão, é importado do México e custa R$ 214.500 na cor vermelha. O preço sobe para R$ 216.500 nas cores preta e cinza metálico. E vai a R$ 216.800 nas cores azul, branca, preta e cinza perolizado.

O Jeep Compass Limited é fabricado em Goiana, PE, e custa R$ 215.890 na cor preta. O preço sobe para R$ 217.890 nas cores prata, azul e cinza. E vai a R$ 218.290 na cor branca. O Compass Longitude (menos equipado) custa R$ 200.390. O Compass Série S (mais equipado) custa R$ 240.990.

Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex: motor mais potente
Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex: motor mais potente
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Motor, câmbio e desempenho – O Honda ZR-V tem um motor 2.0 aspirado a gasolina com câmbio CVT de 7 marchas. A potência é de 161 cv e o torque é de 187 Nm. É um motor de apenas 81 cavalos/litro. Ele leva o carro de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.

O Jeep Compass Limited tem um motor 1.3 turbo flex com câmbio automático de 6 marchas. É uma transmissão subdimensionada para o motor de 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina. O torque é sempre de 270 Nm. A potência específica é muito melhor, de 139 cavalos/litro, o que torna o Compass mais ágil e mais rápido – vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

Consumo, KML e alcance – Honda ZR-V e Jeep Compass têm o mesmo consumo na estrada: 8,2 litros de gasolina a cada 100 km rodados. Isso significa que eles fazem 12,1 km/l na estrada. Na cidade, o Honda faz 10,2 km/l e o Jeep é um tantinho melhor, com 10,4.

Honda ZR-V 2.0: design diferetes dos demais SUVs do mercado
Honda ZR-V 2.0: design diferetes dos demais SUVs do mercado
Foto: Honda / Guia do Carro

Como tem um tanque de 53 litros, o Honda ZR-V tem um alcance de 641 km. O Jeep Compass tem o tanque maior, de 60 litros, por isso sua autonomia por tanque é de 726 km. 

Dimensões e usabilidade – O Honda ZR-V é um pouco maior do que o Jeep Compass em todas as medições externas. O ZR-V tem 4,568/1,840/1,611 m de comprimento, largura e altura, contra 4,404/1,819/1,625 m do Compass. O Honda também tem o entre-eixos um pouquinho maior: 2,655 contra 2,636 metros.

Os dois são SUVs, mas o Honda é do tipo crossover, mais baixo e estradeiro. Por isso ele tem 178 mm de vão livre e está mais propenso a raspar a frente e a traseira no piso, com 16,4o de ângulo de entrada e 20,2o de ângulo de saída. Suas rodas são menores, com pneus de perfil mais alto, o que dá mais conforto na rodagem (215/60 R17).

Honda ZR-V 2.0: carrega mais peso e tem menos altura do solo
Honda ZR-V 2.0: carrega mais peso e tem menos altura do solo
Foto: Honda / Guia do Carro

O Jeep é mais alto, mais off-road. Seu vão livre é de 202 mm e os ângulos de entrada e saída são melhores: 20,6o e 30,8o. Porém, com rodas enormes, os pneus têm perfil baixo, o que não é bom para o off-road (235/45 R19).

O Honda ZR-V é mais assentado no chão, por isso não precisa ter os pneus tão largos. O Jeep Compass, por ser mais alto, compensa na largura dos pneus. O porta-malas do Jeep é maior (410 litros contra 389), mas o Honda carrega mais peso (464 kg contra 400). Os dois carros têm freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas.

Equipamentos – O Honda ZR-V dá um banho de equipamentos no Jeep Compass. A maioria dos equipamentos exclusivos do Honda é de segurança ou conectividade. Já os equipamentos exclusivos do Jeep são itens menos importantes ou supérfluos.

Honda ZR-V 2.0: teto solar incluído no preço
Honda ZR-V 2.0: teto solar incluído no preço
Foto: Honda / Guia do Carro

Para dar uma ideia, os itens de segurança disponíveis do Honda ZR-V são opcionais no Jeep Compass Limited e custam R$ 10.300 (Pacote High Tech). São eles: controle de descida, sensor de estacionamento dianteiros, indicador de fadiga, assistentes e alertas de mudança/permanência/centralização em faixa, colisão frontal, tráfego traseiro cruzado, frenagem de emergência, piloto automático adaptativo.

Outro item é o teto solar elétrico, que está incluído no ZR-V e custa mais R$ 9.200 no Compass Limited. Com esses dois opcionais, o Jeep Compass Limited passa a custar R$ 235.390, ou seja, R$ 20.890 a mais do que o Honda ZR-V.

Além disso, o ZR-V tem assistente de farol alto, controle de descida, vetorização de torque e controle do carro via aplicativo, itens ausentes no Compass Limited.

Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex: porta-malas maior
Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex: porta-malas maior
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O Compass Limited tem luz traseira de neblina, purificador de ar, saída de ar na traseira, apoio central no banco traseiro, retrovisores rebatíveis eletricamente, ajuste de apoio lombar no banco do motorista, termômetro do radiador, navegador por GPS e sistema start-stop, itens ausentes no ZR-V. Além, é claro, da opção de abastecer o carro com etanol.

Veredicto – Para quem prefere um SUV rápido, mais alto e com possibilidade de abastecer com etanol, o Jeep Compass Limited ainda é mais indicado, especialmente para quem passa por muitas valetas ou pisos com elevações com ângulos acima de 20o.

Para quem prefere um SUV mais racional, mais bem equipado, mais confortável, com mais itens de segurança e com um design diferente de tudo que há no mercado, o Honda ZR-V é a compra mais indicada. Mesmo sem turbo, ele tem o consumo idêntico ao do Jeep Compass T270.

Honda ZR-V 2.0: conheça o conteúdo e veja primeiras impressões:
Guia do Carro
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