Honda HR-V Touring 2026 encanta com motor 1.5 turbo
Com tabela de R$ 209.900, versão de topo de linha do SUV compacto da Honda chega ao maior valor desde seu lançamento, em 2015
No dia 6 de março de 2015, a Honda anunciou o início de vendas do seu primeiro SUV compacto no Brasil. O HR-V chegou às lojas causando frisson, com preços a partir de R$ 69.900, na versão de entrada LX, até R$ 88.700, pela EXL CVT. Foi líder por dois anos. Muita coisa mudou. O HR-V trocou de geração em 2022 e mudou bastante.
A linha atual é bem diferente da anterior na estética e no posicionamento de mercado, mesmo com o SUV ainda equipado nas versões de entrada com o motor 1.5 i-VTEC flex aspirado de injeção direta e 126 cv de potência. E para esse teste pós-reestilização, a Honda forneceu a versão Touring, topo de linha.
Sem dúvida, este é o melhor HR-V à venda hoje, pelos conteúdos que traz e pela entrega ao volante. A diferença de preço para a versão intermediária turbo Advance é pequena.
Assim, os itens agregados - bancos dianteiros com ajustes elétricos; porta-malas com abertura automática por botão e por movimento de pernas, e rodas de liga leve de 18" mais esportivas - valem à pena.
O que muda no Honda HR-V Touring 2026?
Na prática, muito pouco. Aliás, a versão Touring é justamente a maior premiada nesta recente atualização. Além da nova grade frontal, um pouco maior e que deixou a dianteira com mais presença, a versão mais cara recebeu nova lanterna (a peça tem lente fumê e nova assinatura de luzes).
Por dentro, o SUV finalmente trocou a tela do multimídia por uma de estilo flutuante e com novo software - a anterior lembrava uma TV de tubo.
Outra mudança que melhorou a vida a bordo é que a Honda reposicionou o carregador de celular por indução no painel, liberando um porta-treco central (logo abaixo do multimídia) que é excelente para guardar objetos de valor (carteira, celular, etc).
De resto, o ponto alto do SUV é o capricho na montagem e os bons materiais aplicados. Não é luxuoso, mas tem classe.
Na mecânica, a Honda não fez nenhuma mudança no conjunto formado pelo motor 1.5 turboflex e o câmbio automático CVT que simula 7 marchas.
Este, inclusive, é o grande trunfo na atual geração do HR-V. O motor desenvolve 177 cv de potência a 6.000 giros e um torque de 24,5 kgfm (com ambos os combustíveis) a partir de 1.700 rpm até 4.000 rpm.
Ao volante, SUV é rápido, eficiente e seguro
Neste teste com o HR-V Touring 2026, foram cerca de 1.100 km acelerando o SUV, com direito a um bate e volta de São Paulo até o Rio de Janeiro.
Como dito, o desempenho do motor 1.5 turboflex é o que mais encanta no modelo, com excelentes respostas ao pedal do acelerador e muita força nas saídas e retomadas.
O câmbio CVT também ajuda no consumo: a média na estrada com gasolina chegou a 14,5 km/l sob condições normais, com malas e ar-condicionado ligado. Quando abastecido com etanol, na viagem de volta, o consumo baixou um pouco, para cerca de 13 km/l.
Para comparação, no Inmetro as médias são de 8,1 km/l na cidade e de 9,2 km/l na estrada, com etanol. E com gasolina, são 11,4 km/l e 13,1 km/l, na mesma ordem.
Ou seja, o combustível rendeu mais que pelos dados oficiais.
Ao volante, o HR-V Touring 2026 continua a entregar excelente comportamento dinâmico. Nisso, os novos conjuntos de rodas de 18? parecem ter feito muito bem ao SUV (antes, eram no máximo de 17?). Curvas em alta e baixa velocidade são facilmente contornadas e o motorista sente confiança.
A direção é leve e bastante precisa o tempo todo, e os muitos recursos de segurança reforçam essa sensação de plenitude e controle.
Por fim, o pacote tecnológico e de conforto estão à altura da concorrência, com vários assistentes do pacote ADAS, como frenagem automática de emergência, assistente de centralização de faixa e farol alto automático.
Faltam apenas os alertas de ponto cego nos retrovisores - a Honda ainda insiste no sistema que traz uma câmera no retrovisor direito e exibe a imagem na tela central ao ligar a seta para aquele lado. O recurso sempre tira o GPS da tela, o que pode fazer com que o motorista erre uma conversão.
Novo HR-V Touring 2026 vale a compra?
É inegável que o SUV é uma ótima compra, sobretudo pelo que entrega nesta versão Touring. A recente reestilização deixou o modelo feito em Itirapina (SP) ainda melhor, corrigindo o multimídia, melhorando a conectividade e atualizando o visual.
As dimensões foram basicamente mantidas, ganhando somente alguns centímetros no comprimento com os novos para-choques. A escolha de acabamentos em preto brilhante em toda base externa dá uma aparência premium.
O maior problema do HR-V atualmente é o preço. Aliás, na versão de topo de linha o modelo sai quase pelo mesmo valor do SUV maior ZR-V, importado do México, e é mais caro que algumas versões de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Ou seja, o HR-V 2026 chega para a disputa com SUVs médios, mas com tamanho compacto e sem ainda oferecer uma versão híbrida. Vale a compra? Talvez. Hoje a verdade é que há muitas opções interessantes nesta faixa de preço de R$ 210 mil, e alguns concorrentes, além de maiores, são eletrificados e, portanto, mais modernos.
Prós
Desempenho do motor 1.5 turbo agrada, assim como o consumo, sobretudo em estrada; novo multimídia é melhor e mais rápido, espaço a bordo é ótimo e direção e suspensão são excelentes;
Contras
O porta-malas de só 354 litros é pequeno em comparação aos principais concorrentes e o preço da versão Touring coloca o HR-V na briga com SUVs maiores e alguns deles híbridos.
Ficha técnica
Honda HR-V Touring 2026
- Motor: 1.5, DI VTEC turboflex
- Potência: 177 cv a 6.000 rpm (G/E)
- Torque: 24,5 mkgf entre 1.700 rpm e 4.500 rpm (G/E)
- Câmbio: CVT (simula 7 marchas)
- Comprimento: 4,39 metros
- Largura: 1,79 metro
- Altura: 1,59 metro
- Entre-eixos: 2,61 metros
- Peso (ordem de marcha): 1.303 kg
- Tanque de combustível: 50 litros
- Porta-malas: 354 litros
- Aceleração 0 a 100 km/h: Não divulgada
- Velocidade máxima: Não divulgada
- Preço: R$ 209.900