Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Honda HR-V Touring 2026 encanta com motor 1.5 turbo

Com tabela de R$ 209.900, versão de topo de linha do SUV compacto da Honda chega ao maior valor desde seu lançamento, em 2015

19 ago 2025 - 08h11
(atualizado às 14h45)
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 6 de março de 2015, a Honda anunciou o início de vendas do seu primeiro SUV compacto no Brasil. O HR-V chegou às lojas causando frisson, com preços a partir de R$ 69.900, na versão de entrada LX, até R$ 88.700, pela EXL CVT. Foi líder por dois anos. Muita coisa mudou. O HR-V trocou de geração em 2022 e mudou bastante.

A linha atual é bem diferente da anterior na estética e no posicionamento de mercado, mesmo com o SUV ainda equipado nas versões de entrada com o motor 1.5 i-VTEC flex aspirado de injeção direta e 126 cv de potência. E para esse teste pós-reestilização, a Honda forneceu a versão Touring, topo de linha.

Sem dúvida, este é o melhor HR-V à venda hoje, pelos conteúdos que traz e pela entrega ao volante. A diferença de preço para a versão intermediária turbo Advance é pequena.

Assim, os itens agregados - bancos dianteiros com ajustes elétricos; porta-malas com abertura automática por botão e por movimento de pernas, e rodas de liga leve de 18" mais esportivas - valem à pena.

Linha 2026 do SUV tem mudanças discretas, entre elas as novas lanternas da versão Touring
Linha 2026 do SUV tem mudanças discretas, entre elas as novas lanternas da versão Touring
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O que muda no Honda HR-V Touring 2026?

Na prática, muito pouco. Aliás, a versão Touring é justamente a maior premiada nesta recente atualização. Além da nova grade frontal, um pouco maior e que deixou a dianteira com mais presença, a versão mais cara recebeu nova lanterna (a peça tem lente fumê e nova assinatura de luzes).

Por dentro, o SUV finalmente trocou a tela do multimídia por uma de estilo flutuante e com novo software - a anterior lembrava uma TV de tubo.

interior recebeu alguns ajustes, com destaque para o multimídia, agora com ela fina e flutuante
interior recebeu alguns ajustes, com destaque para o multimídia, agora com ela fina e flutuante
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Outra mudança que melhorou a vida a bordo é que a Honda reposicionou o carregador de celular por indução no painel, liberando um porta-treco central (logo abaixo do multimídia) que é excelente para guardar objetos de valor (carteira, celular, etc).

De resto, o ponto alto do SUV é o capricho na montagem e os bons materiais aplicados. Não é luxuoso, mas tem classe.

Na mecânica, a Honda não fez nenhuma mudança no conjunto formado pelo motor 1.5 turboflex e o câmbio automático CVT que simula 7 marchas.

Este, inclusive, é o grande trunfo na atual geração do HR-V. O motor desenvolve 177 cv de potência a 6.000 giros e um torque de 24,5 kgfm (com ambos os combustíveis) a partir de 1.700 rpm até 4.000 rpm.

Versão Touring tem display configurável para o quadro de instrumentos e pacote ADAS completo
Versão Touring tem display configurável para o quadro de instrumentos e pacote ADAS completo
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Ao volante, SUV é rápido, eficiente e seguro

Neste teste com o HR-V Touring 2026, foram cerca de 1.100 km acelerando o SUV, com direito a um bate e volta de São Paulo até o Rio de Janeiro.

Como dito, o desempenho do motor 1.5 turboflex é o que mais encanta no modelo, com excelentes respostas ao pedal do acelerador e muita força nas saídas e retomadas.

Na dianteira, nova grade é a principal novidade no SUV, com acabamento preto brilhante
Na dianteira, nova grade é a principal novidade no SUV, com acabamento preto brilhante
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O câmbio CVT também ajuda no consumo: a média na estrada com gasolina chegou a 14,5 km/l sob condições normais, com malas e ar-condicionado ligado. Quando abastecido com etanol, na viagem de volta, o consumo baixou um pouco, para cerca de 13 km/l.

Para comparação, no Inmetro as médias são de 8,1 km/l na cidade e de 9,2 km/l na estrada, com etanol. E com gasolina, são 11,4 km/l e 13,1 km/l, na mesma ordem.

Ou seja, o combustível rendeu mais que pelos dados oficiais.

Ao volante, o HR-V Touring 2026 continua a entregar excelente comportamento dinâmico. Nisso, os novos conjuntos de rodas de 18? parecem ter feito muito bem ao SUV (antes, eram no máximo de 17?). Curvas em alta e baixa velocidade são facilmente contornadas e o motorista sente confiança.

A direção é leve e bastante precisa o tempo todo, e os muitos recursos de segurança reforçam essa sensação de plenitude e controle.

Além das novas lanternas, os dois escapes dão toque esportivo à traseira da versão Touring
Além das novas lanternas, os dois escapes dão toque esportivo à traseira da versão Touring
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Por fim, o pacote tecnológico e de conforto estão à altura da concorrência, com vários assistentes do pacote ADAS, como frenagem automática de emergência, assistente de centralização de faixa e farol alto automático.

Faltam apenas os alertas de ponto cego nos retrovisores - a Honda ainda insiste no sistema que traz uma câmera no retrovisor direito e exibe a imagem na tela central ao ligar a seta para aquele lado. O recurso sempre tira o GPS da tela, o que pode fazer com que o motorista erre uma conversão.

SUV ganhou alguns centímetros no comprimento, mas mantém entre-eixos de 2,61 metros
SUV ganhou alguns centímetros no comprimento, mas mantém entre-eixos de 2,61 metros
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Novo HR-V Touring 2026 vale a compra?

É inegável que o SUV é uma ótima compra, sobretudo pelo que entrega nesta versão Touring. A recente reestilização deixou o modelo feito em Itirapina (SP) ainda melhor, corrigindo o multimídia, melhorando a conectividade e atualizando o visual.

As dimensões foram basicamente mantidas, ganhando somente alguns centímetros no comprimento com os novos para-choques. A escolha de acabamentos em preto brilhante em toda base externa dá uma aparência premium.

HR-V 2026 tem rodas de 18 polegadas nas versões com motor 1.5 turboflex
HR-V 2026 tem rodas de 18 polegadas nas versões com motor 1.5 turboflex
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O maior problema do HR-V atualmente é o preço. Aliás, na versão de topo de linha o modelo sai quase pelo mesmo valor do SUV maior ZR-V, importado do México, e é mais caro que algumas versões de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Ou seja, o HR-V 2026 chega para a disputa com SUVs médios, mas com tamanho compacto e sem ainda oferecer uma versão híbrida. Vale a compra? Talvez. Hoje a verdade é que há muitas opções interessantes nesta faixa de preço de R$ 210 mil, e alguns concorrentes, além de maiores, são eletrificados e, portanto, mais modernos.

Prós

Desempenho do motor 1.5 turbo agrada, assim como o consumo, sobretudo em estrada; novo multimídia é melhor e mais rápido, espaço a bordo é ótimo e direção e suspensão são excelentes;

Contras

O porta-malas de só 354 litros é pequeno em comparação aos principais concorrentes e o preço da versão Touring coloca o HR-V na briga com SUVs maiores e alguns deles híbridos.

Conjuntos ópticos do Honda HR-V são Full LEDs e nova assinatura das lanternas é moderna
Conjuntos ópticos do Honda HR-V são Full LEDs e nova assinatura das lanternas é moderna
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Ficha técnica

Honda HR-V Touring 2026

  • Motor: 1.5, DI VTEC turboflex
  • Potência: 177 cv a 6.000 rpm (G/E)
  • Torque: 24,5 mkgf entre 1.700 rpm e 4.500 rpm (G/E)
  • Câmbio: CVT (simula 7 marchas)
  • Comprimento: 4,39 metros
  • Largura: 1,79 metro
  • Altura: 1,59 metro
  • Entre-eixos: 2,61 metros
  • Peso (ordem de marcha): 1.303 kg
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Porta-malas: 354 litros
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Não divulgada
  • Velocidade máxima: Não divulgada
  • Preço: R$ 209.900
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade