Haval H6 ou Corolla Cross? Escolha entre potência e economia
Conheça as diferenças entre dois híbridos não plugáveis: GWM Haval H6 de R$ 214.000 e Toyota Corolla Cross XRX de R$ 209.890
Existe uma boa disputa no segmento de carros híbridos completos (não plugáveis) no Brasil: De um lado, o desafiante Haval H6 HEV, da chinesa GWM. Do outro, o campeoníssimo Corolla Cross Hybrid, da japonesa Toyota. A diferença de preço entre eles é de R$ 4.110.
Embora seja mais caro, o Haval H6 é muito mais potente e tem um impacto visual maior. Por isso, tem conseguido apavorar os executivos da Toyota, com vendas superiores às do Corolla Cross. Por outro lado, o SUV japonês tem uma confiabilidade que a novata GWM ainda não conquistou.
O Haval H6 usa um motor 1.5 turbo de 171 cv com um motor elétrico, entregando uma potência combinada de 243 cv e um torque de 245 Nm. O Corolla Cross utiliza um motor 1.8 aspirado flex de 98 cv e dois motores elétricos, entregando 122 cv de potência combinada e 162 Nm de torque máximo no motor elétrico. A Toyota não divulga o torque combinado.
Devido à enorme diferença de potência, de incríveis 121 cavalos, o Haval H6 dá um banho em desempenho. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos, contra longos 13 segundos do Corolla Cross Hybrid. Além disso, o torque do SUV da GWM está disponível em baixas rotações (1.400 rpm contra 3.600 rpm), o que lhe dá muito mais agilidade nas retomadas de velocidade.
Mas, para a maioria dos consunidores, a razão de ser de um carro híbrido é economizar combustível e não ser um foguete. Por isso, quando o tema é consumo, quem dá um banho é o Toyota Corolla Cross Hybrid.
Na cidade, o Corolla Cross faz 17,8 km/l de gasolina contra apenas 13,8 km/l do Haval H6. Na estrada, o Toyota faz 14,7 km/l de gasolina contra 12 km/l do SUV da GWM. E mais: só o Corolla Cross é flex. Com etanol, ele faz 11,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Lembrando que os carros híbridos são mais econômicos nos percursos urbanos.
O Haval H6 é maior do que o Corolla Cross. O carro chinês mede 4,683 m contra 4,460 m do japonês, diferença de 22,3 cm. Ele também é mais largo (6,1 cm), mais alto (11 cm) e tem maior distância entre-eixos (9,8 cm). Portanto, é mais espaçoso por dentro. O Haval H6 tem 560 litros de porta-malas, contra 440 litros do Corolla Cross (diferença de 120 litros).
O carro chinês também é um SUV mais autêntico, com 181 mm de distância do solo, enquanto o modelo japonês é um SUV crossover, com apenas 161 mm de vão livre. Mesmo assim, o Toyota tem um ângulo de saída bem melhor de 36 graus.
Na lista de equipamentos de série, o carro chinês também é muito superior. As únicas vantagens relevantes do Corolla Cross são o teto solar elétrico e o assistente de farol alto. Em compensação, o Haval H6 traz vários itens que não estão disponíveis do Corolla Cross XRX. Os principais são:
- câmera 360 graus
- assistente de desembarque
- controle automático de descida
- monitoramento de pressão dos pneus
- indicador de fadiga
- frenagem automática em manobras
- purificador do ar
- assistente de estacionamento semiautomático
- assistente de centralização em faixa
- retrovisor externo fotocrômico
- banco do passageiro com ajuste elétrico
- ajuste lombar para o motorista
- banco do motorista com ventilação
- freio de estacionamento elétrico com Auto Hold
- tampa do porta-malas motorizada
- navegador por GPS
- Wi-Fi a bordo
- Informação do trânsito em tempo real
- reconhecimento de placas de trânsito
- carregador de celular por indução
Portanto, a diferença de R$ 4.110 está plenamente justificada pela GWM. A favor da Toyota existe também um modelo mais em conta, o Corolla Cross Hybrid XRV, que custa R$ 202.690, porém com menos equipamentos ainda.
A GWM faz uma aposta total na motorização híbrida. Além do Haval H6 HEV, há duas versões híbridas plug-in, mais caras. Já a Toyota ainda tem nas versões com motor a combustão (2.0) a força do Corolla Cross, com 75% das vendas do modelo.