Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Haval H6 ou Corolla Cross? Escolha entre potência e economia

Conheça as diferenças entre dois híbridos não plugáveis: GWM Haval H6 de R$ 214.000 e Toyota Corolla Cross XRX de R$ 209.890

12 set 2023 - 05h30
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Corolla Cross e Haval H6: nova disputa no segmento de carros híbridos
Toyota Corolla Cross e Haval H6: nova disputa no segmento de carros híbridos
Foto: Toyota e GWM / Guia do Carro

Existe uma boa disputa no segmento de carros híbridos completos (não plugáveis) no Brasil: De um lado, o desafiante Haval H6 HEV, da chinesa GWM. Do outro, o campeoníssimo Corolla Cross Hybrid, da japonesa Toyota. A diferença de preço entre eles é de R$ 4.110.

Embora seja mais caro, o Haval H6 é muito mais potente e tem um impacto visual maior. Por isso, tem conseguido apavorar os executivos da Toyota, com vendas superiores às do Corolla Cross. Por outro lado, o SUV japonês tem uma confiabilidade que a novata GWM ainda não conquistou.

O Haval H6 usa um motor 1.5 turbo de 171 cv com um motor elétrico, entregando uma potência combinada de 243 cv e um torque de 245 Nm. O Corolla Cross utiliza um motor 1.8 aspirado flex de 98 cv e dois motores elétricos, entregando 122 cv de potência combinada e 162 Nm de torque máximo no motor elétrico. A Toyota não divulga o torque combinado.

Devido à enorme diferença de potência, de incríveis 121 cavalos, o Haval H6 dá um banho em desempenho. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos, contra longos 13 segundos do Corolla Cross Hybrid. Além disso, o torque do SUV da GWM está disponível em baixas rotações (1.400 rpm contra 3.600 rpm), o que lhe dá muito mais agilidade nas retomadas de velocidade.

Mas, para a maioria dos consunidores, a razão de ser de um carro híbrido é economizar combustível e não ser um foguete. Por isso, quando o tema é consumo, quem dá um banho é o Toyota Corolla Cross Hybrid.

Na cidade, o Corolla Cross faz 17,8 km/l de gasolina contra apenas 13,8 km/l do Haval H6. Na estrada, o Toyota faz 14,7 km/l de gasolina contra 12 km/l do SUV da GWM. E mais: só o Corolla Cross é flex. Com etanol, ele faz 11,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Lembrando que os carros híbridos são mais econômicos nos percursos urbanos.

O Haval H6 é maior do que o Corolla Cross. O carro chinês mede 4,683 m contra 4,460 m do japonês, diferença de 22,3 cm. Ele também é mais largo (6,1 cm), mais alto (11 cm) e tem maior distância entre-eixos (9,8 cm). Portanto, é mais espaçoso por dentro. O Haval H6 tem 560 litros de porta-malas, contra 440 litros do Corolla Cross (diferença de 120 litros).

O carro chinês também é um SUV mais autêntico, com 181 mm de distância do solo, enquanto o modelo japonês é um SUV crossover, com apenas 161 mm de vão livre. Mesmo assim, o Toyota tem um ângulo de saída bem melhor de 36 graus.

Na lista de equipamentos de série, o carro chinês também é muito superior. As únicas vantagens relevantes do Corolla Cross são o teto solar elétrico e o assistente de farol alto. Em compensação, o Haval H6 traz vários itens que não estão disponíveis do Corolla Cross XRX. Os principais são:

  • câmera 360 graus
  • assistente de desembarque
  • controle automático de descida
  • monitoramento de pressão dos pneus
  • indicador de fadiga
  • frenagem automática em manobras
  • purificador do ar
  • assistente de estacionamento semiautomático
  • assistente de centralização em faixa
  • retrovisor externo fotocrômico
Haval H6, o surpreendente híbrido da chinesa GWM :
  • banco do passageiro com ajuste elétrico
  • ajuste lombar para o motorista
  • banco do motorista com ventilação
  • freio de estacionamento elétrico com Auto Hold
  • tampa do porta-malas motorizada
  • navegador por GPS
  • Wi-Fi a bordo
  • Informação do trânsito em tempo real
  • reconhecimento de placas de trânsito
  • carregador de celular por indução

Portanto, a diferença de R$ 4.110 está plenamente justificada pela GWM. A favor da Toyota existe também um modelo mais em conta, o Corolla Cross Hybrid XRV, que custa R$ 202.690, porém com menos equipamentos ainda.

A GWM faz uma aposta total na motorização híbrida. Além do Haval H6 HEV, há duas versões híbridas plug-in, mais caras. Já a Toyota ainda tem nas versões com motor a combustão (2.0) a força do Corolla Cross, com 75% das vendas do modelo.

Novo Corolla Cross: chegou o SUV da Toyota:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade