Hatch ou SUV? Entenda por que o Inmetro mudou a classificação do Volkswagen Tera
Lançamento da marca alemã é classificado como SUV nas versões turbo, mas modelo 1.0 de entrada foi reclassificado como hatch
Desde que a Renault lançou o Kwid no Brasil, leigos e especialistas criticam a lógica da classificação de SUVs. Para muitos, o modelo da marca francesa sempre foi um hatch, apesar do estilo vertical e marombado, que o faz parecer mais robusto e que garante a categorização como SUV no documento do carro (CRLV). Pois o Volkswagen Tera surge agora com duas classificações.
Feito na fábrica de Taubaté (SP), o VW chegou em maio como o novo SUV de entrada da marca alemã. Quem classifica os veículos no País é o Inmetro, responsável por normatizar e criar padrões. Porém, o órgão voltou atrás com o modelo, criando uma dualidade. O Tera é um "SUV" nas versões com motor turbo TSI, e um "hatch" na configuração 1.0 flex MPI.
Isso ocorre porque as versões turbo do Volkswagen Tera têm a suspensão um tico mais elevada. Conforme os dados técnicos do site brasileiro da VW, o modelo tem 1.504 milímetros de altura, enquanto a versão 1.0 flex aspirada tem 1.478 mm. Na prática, é algo "invisível" aos olhos. Mas, para o Inmetro, foi o suficiente para reclassificar o lançamento.
Pelas regras atuais, vigentes desde 2019, para ser classificado como SUV o veículo precisa ter 23º de ângulo de ataque, 20º de ângulo de saída e 10º de ângulo de transposição de rampa (chassi entre os eixos). Além disso, o veículo deve ter pelo menos 18 centímetros de vão livre do solo. Em todos os casos, há margem de tolerância de 1 cm ou 1º.
Só que o VW Tera MPI vem de fábrica com rodas de aço de aro 15 (mesmo conjunto do Polo Track) e, por isso, acabou reclassificado como carro de passeio e não como SUV. Oficialmente, a Volkswagen divulgou apenas a altura livre do solo das versões com motor turbo: 17,8 cm.
Considerando que o Tera MPI tem 3,47 m de altura e é 3 cm mais baixo que as demais configurações (todas com 3,50 m), a versão de entrada deve ter 14,8 cm de altura do solo. Ou seja, muito abaixo da altura mínima exigida para ser um SUV.
Procurada, a Volkswagen não comentou o assunto. Já o Inmetro confirmou ao Jornal do Carro a reclassificação do Tera MPI.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!