GWM, Omoda Jaecoo e GAC juntam marcas chinesas para crescer no ranking
Com muitas marcas e submarcas chegando ao Brasil, é preciso adotar um critério único para saber o que é grupo e o que é marca
Montadoras chinesas estão entrando com muitas marcas no Brasil e várias usam a estratégia de chamar de “marca” o que é modelo. O exemplo mais notório é o da GWM, que trata as marcas Haval, Ora, Tank e Poer como “linhas de produto”. Nenhum problema com isso, mas seria bom ter um critério único na formação dos rankings oficiais – especialmente o da Fenabrave.
Como essas marcas têm volumes pequenos, faz muito mais sentido acostumar o público dando aos carros o nome das marcas e transformando o nome dos carros em “versões” Portanto, os carros da submarca Aion são chamados no Brasil de GAC Aion Y e GAC Aion V. E convivem com um GAC original, o GS4, que não tem submarca.
A confusão entre marcas e grupos existe porque nos acostumamos a chamar a Chevrolet (marca) de GM (grupo). Afinal, se só existe uma marca, não há necessidade de diferenciar. Porém, o mercado mudou e não é correto juntar as marcas da GWM, da Omoda Jaecoo e da GAC, por exemplo, se não juntamos as marcas da Stellantis (Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram).
Ranking dos grupos chineses em junho
- BYD - 9.693
- Caoa Chery - 6.722
- GWM - 3.932
- Omoda Jaecoo - 721
- GAC - 590
- JAC - 98
- Zeekr - 29
- Geely - 28
Em breve, a BYD passará a vender no Brasil carros de sua marca de luxo Denza. Chamaremos o carro de BYD Denza, como muitos falam GWM Haval? Provavelmente. Porém, não faz sentido falar em “GM Chevrolet Onix”, tampouco em “Stellantis Fiat Mobi”. Também fica muito estranho chamar o Omoda 5 de “Omoda Jaecoo 5”. Considerando isso, vamos ao ranking de marcas chinesas.
Ranking das marcas chinesas em junho
- BYD - 9.693
- Caoa Chery - 6.722
- Haval - 3.339
- Jaecoo - 620
- Tank - 396
- GAC - 367
- Aion - 223
- Ora - 191
- Omoda - 101
- JAC - 98
- Hyptec - 41
- Zeekr - 29
- Geely - 28
Vale lembrar que, juntando as marcas, a Fiat não é a montadora número 1 do Brasil, mas sim a Stellantis. Sendo assim, num ranking geral só de marcas, a GM desaparece (entra Chevrolet), a GWM sai (entram Haval, Ora, Tank, Poer e Wey). Já o ranking por grupos tem a vantagem de nos dar uma visão global das montadoras no Brasil.
Não importa (nesse caso) se elas estão fabricando, se estão fabricando e importando, se estão associadas com este ou aquele grupo. O que importa é termos uma visão mais ampla, pois o Brasil está inserido na geopolítica e na geoeconomia da indústria automotiva. Confira abaixo quais são os grupos (incluindo futuras marcas entrantes).
Grupos globais
- Stellantis (Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram)
- Volkswagen (+ Audi e Porsche)
- GM (Chevrolet e Cadillac)
- Toyota (+ Lexus)
- Hyundai (+ Kia)
- Renault
- BYD (+ Denza)
- Nissan
- Honda
- Chery (+ Caoa, Omoda e Jaecoo)
- Ford
- GWM (Haval, Ora, Tank, Wey, Poer)
- Mitsubishi
- BMW (+ Mini)
- Mercedes
- GAC (+ Aion e Hyptec)
- Geely (+ Volvo, Zeekr, Link&Co, Lotus)
- JLR (Jaguar e Land Rover*)
- JAC
- Suzuki
- Aston Martin
- McLaren
Por óbvio, é possível também separar por operações no Brasil, o que faz mais sentido se o objetivo é analisar os negócio no país. Nesse caso, Hyundai e Kia seguem separados, bem como Caoa Chery de Omoda Jaecoo. Entretanto, se o critério é juntar GWM, GAC e outras marcas chinesas, o correto é colocar as marcas da Stellantis todas sob o mesmo chapéu.
*Recentemente, a Land Rover decidiu considerar como marcas as linhas Discovery, Defender e Range Rover.