Gol, Fox e Saveiro: confira os VW que já brilharam no Rock in Rio
Além do novo Polo Rock in Rio na edição de 2024, outros carros da Volkswagen também já foram hits de sucesso em outros anos; relembre
O Volkswagen Polo Track Rock in Rio não foi o primeiro modelo a receber uma edição especial para o evento de música. Ao longo dos mais de 13 anos de parceria entre a marca alemã e o festival brasileiro, quatro modelos já receberam edições especiais. Foi o caso de Gol (2 vezes), Fox (3 vezes), e a picape Saveiro.
Os primeiros foram os hatches Fox e Gol em 2011, na primeira edição patrocinada pela Volkswagen. Ambos com três opções de cores exclusivas - branco, azul e vermelho, - estavam equipados com rodas escurecidas, acabamentos em vermelho no interior e volante multifuncional.
Enquanto o Gol trazia o motor 1.0 flex EA111 de 75 cv, o Fox contava com o motor 1.6 8v flex de 104 cv, ambos sempre equipados com câmbio manual de 5 marchas. Por falar em música, o destaque da dupla era um sistema de som MP3 com CD Player e Bluetooth. Eram tempos onde uma central multimídia era artigo de luxo e Spotify ainda nem existia no Brasil.
Já em 2013, na segunda participação da Volkswagen, o Fox voltou como estrela do show, agora com revestimento de bancos exclusivos, soleiras exclusivas e retrovisores em acabamento fosco para contraste com a pintura. As rodas de 15" também eram novas, e a grade tinha apenas um filete, contra dois das demais versões.
As faixas laterais, por sua vez, ganharam novos grafismos. Em 2015, a Volkswagen apresentou de uma só vez três hits no Rock in Rio: Saveiro, Gol e Fox. A Saveiro era baseada na versão Highline Cabine Dupla, e foi equipada com os revestimentos exclusivos do evento, faixa alusiva na lateral, grade com fundo colmeia e lanternas escurecidas. As rodas de 15" também eram novas.
No interior, o sistema de som mais potente contava com rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar. Também havia volante multifuncional revestido em couro, pedaleiras esportivas, logotipos do festival, sensor de estacionamento traseiro e os detalhes em vermelho no painel.
O motor era o 1.6 8v flex de 104 cv, sempre com câmbio manual de 5 marchas. O mesmo conjunto também equipou o Fox Rock in Rio 2015, que já tinha o último facelift que o hatch recebeu. A versão especial trazia rodas de 15", grade em colmeia, faixas laterais, detalhes de acabamento em vermelho e o logotipo do Rock in Rio.
Por fim, o Gol também já tinha a frente conhecida popularmente como "G6", e seguia o mesmo padrão da picape Saveiro, só que com o motor 1.0 flex de 75 cv, também com câmbio manual de 5 marchas. Depois de um hiato em 2019 – quando o Rock in Rio foi patrocinado pela Ford – a Volkswagen retomou a parceria com o festival de música, e está em sua quinta edição como patrocinadora (2011, 2013, 2015, 2017, 2022 e 2024).
Em maio deste ano, a marca alemã revelou o Polo Rock in Rio. Baseado na versão Track, o modelo especial terá produção limitada a 4 mil unidades e traz itens exclusivos, como a opção de pintura Vermelho Sunset, acabamentos em Preto Ninja no teto, maçanetas, retrovisores, nas calotas exclusivas e faixa que cruza a tampa traseira do modelo.
Ainda na traseira, há um adesivo com nome do festival, assim como o capô dianteiro, que recebe o logo aplicado do lado direito. Nas laterais, o Polo Track Rock in Rio conta com um adesivo com design exclusivo do Rock in Rio percorre a parte inferior das portas dianteiras e traseiras. Custa R$ 93.590.
Por dentro, a versão especial traz a multimídia VW Play com tela de 10” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e seis alto-falantes. Já os bancos trazem revestimento exclusivo em duas cores com a marca do festival em baixo relevo. O painel também recebe emblema com acabamento em black piano. Sob o capô, o motor é o mesmo 1.0 MPI de 84 cv e 101 Nm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas.
Além de ser a fabricante de automóveis oficial do evento pela quinta vez, a marca também é co-patrocinadora da Rota 85, área temática no festival. Para a edição especial de 40 anos, pela primeira vez, serão seis dias de show (13, 14, 15, 19, 20 e 21 de setembro de 2024) na estrutura construída para receber os fãs dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ).
Ao todo, 500 horas de experiência estão programadas para os sete palcos da Cidade do Rock, que ocupa uma área de 385 mil m². O Rock in Rio já teve shows de estrelas nacionais e internacionais como Travis Scott, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Ed Sheeran, e ainda terá apresentações de Katy Perry, Shawn Mendes, Mariah Carey e muito mais.