Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Geely compra 26,4% da Renault do Brasil e vai produzir carros no país

Ainda no comando da operação brasileira, Renault ganhará acesso à plataforma GEA e vai produzir carros da Geely em São José dos Pinhais (PR)

3 nov 2025 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários
Renault Kardian produzido em São José dos Pinhais (PR)
Renault Kardian produzido em São José dos Pinhais (PR)
Foto: Renault/Divulgação

Depois de anunciarem uma parceria em fevereiro deste ano, a Renault e a Geely oficializaram mais uma etapa do acordo estratégico para ampliar a cooperação industrial e comercial no Brasil. A marca chinesa dona da Volvo, Lotus e Zeekr adquiriu 26,4% da Renault do Brasil e passará a produzir e vender veículos no mercado brasileiro usando a estrutura da marca francesa, que segue no comando da operação no país.

O que muda

  • A Geely passará a fabricar seus modelos na planta Ayrton Senna, no Paraná.
  • A Renault poderá ampliar o portfólio nacional com veículos elétricos e híbridos baseados na plataforma GEA da Geely.
  • A rede comercial da Renault assume a distribuição da linha eletrificada da Geely no país.
Geely EX5
Geely EX5
Foto: Rodolfo Buhrer/Geely/Divulgação

Vantagens para a Geely

Para a Geely, o novo acordo acelera a capacidade de expansão da marca chinesa, reduzindo custos logísticos e de produção local com o acesso à rede industrial e comercial da Renault. Dentre os primeiros carros que devem ser produzidos no Brasil, estão o SUV elétrico Geely EX5, já vendido no país, e o hatch EX2, ainda inédito.

“Nossa cooperação constante com a Renault na exploração de novos mercados e novas oportunidades constituirão um cenário ganha-ganha, pois tanto a Renault como a Geely têm condições de alavancar tecnologias de escala em escopo global, para trazer os melhores produtos para o mercado”, afirmou Eric Li, presidente do Geely Holding Group.

Geely Geome (EX2)
Geely Geome (EX2)
Foto: Geely Geome / Guia do Carro

Vantagens para a Renault

A Renault ganha acesso à plataforma elétrica GEA da Geely, e reforça sua estratégia de eletrificação no Brasil. A parceria também garante maior escala produtiva na fábrica paranaense, melhorando a competitividade da unidade produtiva e diversificando a linha de produtos da marca francesa, que já é parceira da Geely na Coreia do Sul e na joint-venture da fabricante de motores Horse.

“Mais uma vez, a combinação das nossas forças vai aumentar nossa competitividade, inovação e reatividade, em um mercado automotivo em rápida evolução”, destacou François Provost, CEO do Renault Group.

Fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR)
Fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR)
Foto: Renault/Divulgação

Do ponto de vista comercial, a Renault do Brasil ainda destaca que vai distribuir o portfólio de veículos elétricos e híbridos da Geely Auto no país, abrindo novas oportunidades de crescimento em vendas, financiamento e serviços.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade