Ford revela dados do Mustang mais potente e rápido da história
Equipado com um motor 5.2 V8 supercharged, novo Ford Mustang GTD é a versão mais rápida e potente da história do modelo produzida em série
O novo Ford Mustang GTD 2025 é o modelo de série do esportivo mais rápido e potente já produzido pela marca americana. Revelado pela primeira vez em agosto do ano passado, a versão mais radical do Mustang de rua finalmente teve suas especificações divulgadas pela Ford nesta semana. Com produção limitada, o novo Ford Mustang GTD oferece 815 cv de potência e 900 Nm de torque.
Com números impressionantes, o novo Mustang GTD ainda chega aos 325 km/h de velocidade máxima, que supera qualquer outro Mustang já produzido em série. Trata-se basicamente de uma versão do Mustang GT3 – usado apenas em pistas e competições – homologada para andar nas ruas.
Todo esse desempenho vem por conta de um pacote completo de novidades. A principal delas é o motor dianteiro 5.2 V8 supercharged. Ele é o primeiro da linha com sistema de cárter seco, que ajuda a manter a lubrificação em curvas longas e acentuadas. Esse sistema de gerenciamento do óleo também permite que o motor tenha uma rotação máxima ligeiramente maior, de 7.650 rpm, 100 rpm a mais que o motor anterior.
O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 8 marchas, e está posicionado na traseira. Eles são ligados por um eixo de transmissão de fibra de carbono. Sistema de admissão e escapamento revisados, escapamento de titânio e uma polia do supercompressor menor são outros avanços. A tração é traseira.
Além disso, o novo Ford Mustang GTD ainda conta com aerodinâmica ativa de ponta, freios de carbono-cerâmica e suspensão traseira com amortecedores semi ativos. A meta da Ford é a de que o Mustang GTD faça uma volta oficial abaixo de sete minutos no circuito de Nurburgring, na Alemanha. A prova será realizada ainda este ano.
“Estamos focados desde o primeiro dia em fazer do Mustang GTD o primeiro supercarro com desempenho de classe mundial e a alma de um Mustang”, diz o engenheiro-chefe do programa Mustang GTD, Greg Goodall. “O coração do GTD é o seu V8 de 5.2 litros superalimentado, com mais potência por litro do que o Porsche 911 GT3 RS.”
Além da potência para atingir a velocidade máxima de 325 km/h, o Mustang GTD ainda conta com um sistema de redução de arrasto que altera o ângulo da asa traseira e ativa os flaps dianteiros para manter o equilíbrio ideal entre o fluxo de ar para a aumentar a velocidade e força descendente para a aderência, conforme a condição de rodagem.
No visual, a nova versão também se diferencia pela carroceria mais baixa, pelas entradas de ar maiores no para-choque, capô e até mesmo nos para-lamas, além das peças feitas em fibra de carbono exposta. Ainda há uma enorme asa traseira e rodas de 20" de magnésio (opcionais).
No interior, há bancos recaro, peças em fibra de carbono e até mesmo uma placa especial feita em titânio reciclado do avião caça Lockheed Martin F-22. Para quem ficou animado em ter um Ford Mustang GTD, é melhor preparar o bolso e torcer pela sorte. Isso porque a versão especial não sairá por menos de US$ 350.000 (cerca de R$ 1,9 milhão em conversão direta).
Além disso, como a produção será limitada, a marca americana também fará um processo de seleção de compradores, como também fez com o Ford GT. Ou seja, não há previsão de chegada do novo Mustang GTD ao Brasil, a menos que via importação independente. No país, a Ford oferece o esportivo apenas na versão GT Performance, que traz um 5.0 V8 de 488 cv e custa R$ 529.000.