Ford Maverick ou Fiat Toro? Comparamos as duas picapes
Vale a pena pagar quase R$ 35 mil a mais pela Maverick ou é melhor comprar a Toro Ranch? Comparamos as picapes em 7 itens para descobrir
Principal lançamento da Ford do Brasil em 2022, a picape Maverick chegou ao mercado com a proposta de ser um veículo multiuso, mirando nos consumidores que também procuram por carros de outras categorias. Com isso, a Maverick deixou de lado o confronto direto com as demais picapes do mercado. Mas depois de passar por um embate contra o Jeep Compass (e vencer), agora chegou a vez de a Ford Maverick enfrentar a Fiat Toro. Como será que ela se sai diante da picape da Fiat?
Para descobrir essa resposta, selecionamos sete itens essenciais para um embate entre a Ford Maverick Lariat FX4 e a Fiat Toro Ranch TD350, que é a versão topo de linha da picape com motor a diesel e tração 4x4. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.
As notas são dadas de 0 a 10, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 70 pontos no total dos 7 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 7 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.
Potência
Sob o capô, a Fiat Toro Ranch conta com um motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 350 Nm de torque. Batizado de TD350, ele é associado a um câmbio automático de 9 marchas. Já a Ford Maverick é equipada com um motor 2.0 turbo Ecoboost a gasolina de 253 cv de potência e 380 Nm de torque. O câmbio é um automático de 8 marchas, e a tração é integral. Como oferece números superiores em potência e torque, a vencedora nesse quesito é a Maverick.
Consumo
De acordo com o Inmetro, a Fiat Toro Ranch faz 10,0 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com diesel. A média geral com esse combustível é de 11,25 km/l. Por outro lado, os números da Ford Maverick são de 8,8 km/l e 11,1 km/l, respectivamente. A média, portanto, é de 9,95 km/l. Com vantagem em todos os cenários, o vencedor nesse quesito é a Fiat Toro.
Multimídia
A Ford Maverick é equipada com a central multimídia Sync de 8’’. Ela oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, duas entradas USB, rádio AM/FM e conexão Bluetooth. O sistema também conta com suporte a comandos de voz que permitem controlar as funções de entretenimento, climatização e telefone. Também há o recurso FordPass Connect, que permite ativar funções e verificar informações da Maverick de forma remota.
Já a Fiat Toro conta com a central multimídia UConnect de 10,1’’, que traz praticamente os mesmos recursos. No entanto, somente a picape da Fiat oferece internet 4G (paga a parte) e GPS integrados. Nesse caso, vitória da Toro.
Segurança
Com relação aos equipamentos de segurança, a Fiat Toro Ranch é equipada de série com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, Isofix, assistente de partida em aclive e declive, piloto automático, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de pista e comutação automática do farol alto.
A Ford Maverick traz grande parte dos mesmos equipamentos, devendo apenas os dois últimos itens. No entanto, a picape da Ford ainda adiciona alerta de colisão frontal, detecção de pedestres e ciclistas e frenagem automática pós-colisão. Os dois modelos também trazem tração 4x4, o que aumenta muito a segurança em chuva (no asfalto) e dá ao carro muito mais segurança para transpor terrenos ruins. O resultado é um empate técnico entre as duas picapes.
Caçamba
A Ford Maverick conta com uma caçamba de 943 litros. Além disso, a picape importada do México também suporta uma carga útil de 617 kg. Já a Fiat Toro tem uma caçamba um pouco menor, que leva até 820 litros. Por outro lado, a picape da marca italiana dá o troco na capacidade de carga de até 1 tonelada, e ainda oferece capota marítima de série, item que não sai de fábrica na Maverick. Com leve vantagem, a Ford Maverick vence nesse quesito.
Preço
Junto com a versão Ultra – que traz visual mais esportivo – a Fiat Toro Ranch é uma das configurações topo de linha da picape produzida em Goiana (PE). Com visual mais voltado para os clientes do agronegócio, a Toro Ranch parte de R$ 205.390. Além das tonalidades de pintura sólidas, metálicas ou perolizadas, o modelo oferece ainda o pacote opcional Pack Connect/Me (R$ 2.650). Já a Ford Maverick é oferecida apenas na versão Lariat FX4. Com preço de R$ 239.990, ela não oferece opcionais, mas conta com 18 acessórios de personalização. Com uma diferença de R$ 34.600, a Fiat Toro é a vencedora nesse quesito.
Pós-venda
A Fiat Toro Ranch sai de fábrica com garantia de 3 anos de uso, sem limite de quilometragem. As três primeiras revisões da picape produzida em Goiana (PE) – anuais ou a cada 20 mil km – custam R$ 4.172 somadas. Por outro lado, a nova Ford Maverick também oferece 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Já nas três primeiras revisões – que ocorrem a cada 10 mil km ou 1 ano – o custo total é de R$ 3.372. O vencedor nesse quesito é a picape da Ford.
| Item | Fiat Toro Ranch 2.0 T350 4x4 | Ford Maverick Lariat FX4 2.0 EcoBoost |
| Potência | 7 | 8,5 |
| Consumo | 7 | 6 |
| Multimídia | 9 | 7 |
| Segurança | 9 | 9 |
| Caçamba | 7,5 | 8 |
| Preço | 3 | 1 |
| Pós-venda | 6 | 7 |
| Total de pontos | 48,5 | 46,5 |
Conclusão
Com uma vantagem de 2 pontos, a Fiat Toro venceu a nova Ford Maverick neste comparativo do Guia do Carro. Assim como no embate contra o Jeep Compass, o resultado destaca os pontos em que a picape da Ford foi penalizada, com destaque para o preço – que é quase R$ 35 mil maior do que o da Fiat Toro e pode ser um fator decisivo para a compra. Além disso, a Toro ainda se destaca em multimídia ao oferecer mais recursos de conectividade e tela maior, além do menor consumo de combustível. Se a Maverick oferecesse pelo menos uma versão com o mesmo preço da Toro, ela poderia empatar em pontos ou até mesmo superar a imbatível picape da Fiat, que continua sendo a mais amada do Brasil.