Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ford Focus vai voltar em 2027 como SUV elétrico para 'corrigir rota' da marca

Fabricante precisa de mais elétricos acessíveis e modelo, feito sobre plataforma da Maverick, servirá para alavancar vendas

14 set 2025 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Com o fim da produção do Fiesta na Europa em 2023 e o Focus programado para sair de linha em novembro deste ano por lá, a Ford vai ficar com o valor médio de seus carros no ponto mais alto em toda a sua história. Isso porque o carro mais barato por lá é o SUV Puma, seguido pelos elétricos Explorer e Capri. Mas a marca deve mudar isso com um novo SUV para ficar no lugar do Focus, criado para ficar entre o Puma e os elétricos.

Na prática, a Ford já tem um SUV baseado no Focus, o Kuga, que deverá continuar em linha, com o novo Focus se situando logo abaixo. O novo modelo será produzido na Espanha, fábrica com capacidade para 300 mil unidades, possivelmente sobre a plataforma C2, a mesma da geração mais recente do Focus e da picape Maverick e do SUV Bronco Sport.

A plataforma já se mostrou capaz de acomodar modelos com motorização a combustão, híbrida, plug-in, mas ainda não recebeu nenhum carro totalmente elétrico, como é um dos planos para o novo Focus SUV. O novo modelo será um carro com diversas opções de motorização, e ainda assim deverá ser mais barato do que Kuga, Explorer e Capri.

A Ford abandonou seus planos de vender apenas carros elétricos na Europa a partir de 2026, mas ainda precisa eletrificar 100% de sua gama até 2035 no Reino Unido e na União Europeia. Também vai precisar aumentar significativamente suas vendas de elétricos nos próximos anos até 2035.

E será para isso que o Focus SUV servirá. A Ford já percebeu que elétricos mais em conta são bem recebidos pelo público, com o Puma Gen-E aumentando as vendas de elétricos da marca em 324% entre 2024 e 2025 no Reino Unido. O Puma elétrico custa o equivalente a R$ 190 mil em conversão direta na Inglaterra. Já o Explorer mais barato parte de R$ 290 mil, um degrau muito grande entre os modelos.

Ainda não há indicativo de que nome a Ford escolherá para o novo carro. Recentemente, a marca registrou nomes como Fuze, Mythic e Hive, que podem se tornar também nomes de versões do modelo. Também pode ganhar um nome já conhecido, como lançamentos mais recentes. Nos últimos anos a Ford também renovou os direitos sobre nomes como Zephyr, Orion, Granada e Cortina.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade