Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Flagra: nova picape da VW chega em 2026 para enfrentar o Fiat Toro

Projeto VW 247 (Udara): picape inédita da Volkswagen usa carroceria do Tiguan em testes e pode ter versão híbrida

13 ago 2025 - 10h34
Compartilhar
Exibir comentários
Nova picape intermediária da Volkswagen (VW 247 - Udara) em testes
Nova picape intermediária da Volkswagen (VW 247 - Udara) em testes
Foto: Reprodução/Placa Verde/Instagram

A nova picape nacional da Volkswagen segue sua maratona de testes pelo Brasil. Desta vez, uma mula de testes do projeto VW 247 (Udara) foi flagrada em testes na Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo (SP) à Baixada Santista. A imagem é da autoria de Vinícius Mendes (@vinimft) e foi publicada pelos amigos do perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram.

Ainda sem nome definido, a inédita picape intermediária da Volkswagen terá carroceria monobloco e chega em 2026. No entanto, o projeto VW 247 ainda utiliza uma mula do Tiguan Allspace, sem rodar com a carroceria final da picape. O local onde o modelo foi flagrado é uma tradicional rota de testes para as montadoras, que também avaliam os modelos ao nível do mar e em altitudes mais elevadas. 

A nova picape deve marcar a estreia do sistema híbrido eTSI nos carros produzidos pela Volks no Brasil. Até por isso, a picape Udara pode ser um dos primeiros carros da Volkswagen a contar com a inédita plataforma MQB Hybrid, que é uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37). Outra possibilidade é a de utilizar a atual base MQB-A0 do Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e do Tera. 

Picape conceito Volkswagen Tarok
Picape conceito Volkswagen Tarok
Foto: Garagem 360

A nova picape da Volks será produzida em São José dos Pinhais (PR), e deve ter porte semelhante ao do Chevrolet Montana e do Fiat Toro. Por fora, o novo projeto deve trazer linhas semelhantes às dos SUVs europeus e picapes atuais da Volkswagen, mas com estamparia inédita. Sob o capô, a nova picape da Volks deve contar com o motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv e 250 Nm em versão flex. 

No Brasil, a picape deve estrear com um sistema micro-híbrido de 48V, o que deve contribuir para números maiores de potência e de torque. O novo motor 1.5 TSI substituirá o 1.4 TSI de 150 cv, e ainda conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. 

Picape Volkswagen Tarok
Picape Volkswagen Tarok
Foto: VW / Guia do Carro

Já o sistema micro-híbrido de 48V substitui o alternador e o motor de arranque, auxiliando a reduzir o consumo de combustível. O recurso pode até mesmo “desligar” o motor a combustão em algumas situações de velocidade de cruzeiro, e é mais avançado do que o sistema híbrido-leve dos modelos nacionais da Stellantis. 

A nova picape da Volks também deve ter versões com motor somente a combustão. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. A suspensão traseira deve contar com eixo rígido e molas semielípticas, a mesma solução utilizada pelo Fiat Strada e conhecida pela resistência quando carregada e em terrenos mais acidentados.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade