Flagra: Chevrolet já testa seu anti-VW Tera baseado no Onix no Brasil
Baseado no Onix, novo crossover compacto da Chevrolet aparece em testes e chegará ao mercado em 2026 para brigar com Pulse, Kardian e Tera
A Chevrolet está de olho no crescente segmento formado por Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera. Até por isso, a montadora americana já testa o seu novo crossover compacto baseado no Onix, que deve chegar ao mercado em meados de 2026. Ainda sem nome definido, o modelo foi flagrado em testes pelos amigos do perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram.
Conhecido internamente como o “SUV do Onix”, o novo modelo teve a produção confirmada em Gravataí (RS) em julho do ano passado. Na ocasião, a Chevrolet anunciou que faria um investimento de R$ 1,2 bilhão na fábrica gaúcha para montar um carro inédito a partir de 2026. No entanto, a marca afirmou apenas que ele atuaria em segmentos em que a marca não atua hoje em dia.
No caso do futuro crossover da Chevrolet, a plataforma GEM será a mesma do Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Com o flagra recente, é possível ver que o novo modelo deve utilizar uma receita semelhante à do Fiat Pulse, que compartilha muitos componentes com o Argo.
A dianteira e a traseira terão design inédito, com inspiração nos SUVs maiores da Chevrolet. Já a lateral terá o mesmo perfil do Onix hatch, incluindo as portas. Portanto, as medidas devem ser semelhantes às do Onix, que traz entre-eixos de 2,55 m. No entanto, a carroceria terá suspensão elevada e detalhes de acabamento exclusivo, como molduras nos para-lamas e rack no teto. As rodas também terão design inédito.
No interior, o design também será exclusivo do novo carro, embora alguns componentes – dentre eles, o painel digital, volante e central multimídia – venham de outros carros, como o novo Tracker. O novo SUV do Onix também deve trazer mais itens de conectividade e de segurança, como frenagem autônoma de emergência, alertas de ponto cego e colisão, além de uma central multimídia maior e mais moderna.
O novo modelo deve contar com o motor 1.0 turbo flex do Onix hatch, que deve ganhar injeção direta de combustível e sistema micro-híbrido nos próximos anos. Com isso, é provável que ele ofereça mais do que os atuais 116 cv de potência e 165 Nm de torque. O câmbio será um automático de 6 marchas.
O novo SUV da Chevrolet será lançado apenas em 2026 no Brasil, e também será exportado para outros mercados da América Latina. Antes dele, no entanto, a Chevrolet vai apresentar as reestilizações dos modelos Tracker, Onix e Onix Plus, que chegarão nas próximas semanas ao mercado brasileiro.