PUBLICIDADE

Volvo entrega XC90 D5 e encerra a produção de carros a diesel

Medida compõe projeto da marca de fabricar somente eletrificados até 2030; modelos a gasolina também sairão de linha em breve

28 mar 2024 - 19h08
(atualizado em 29/3/2024 às 09h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação Volvo / Guia do Carro

A Volvo não estava brincando quando anunciou o fim da produção dos modelos a combustão para uma dedicação total aos eletrificados. A marca encerrou, depois de 45 anos, a produção de automóveis abastecidos com diesel.

O fim dessa era foi simbolizado com o Volvo XC90, o último D5 da história da marca. O emblemático modelo foi produzido na fábrica de Gotemburgo, na Suécia, com motor 2.0 litros de quatro cilindros. Antes, a perua Volvo V60 movida a diesel teve sua última unidade produzida em Ghent (Bélgica).

A relação entre a Volvo e os modelos a diesel vem desde o 244 GL D6 de 1979, primeiro carro diesel de seis cilindros. De lá para cá, a marca viu uma grande aceitação do público, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos. Dois fatores eram a autonomia e a média de consumo.

A Volvo já anunciou que estará voltada somente em modelos eletrificados até 2030. Por isso, em breve os motores a gasolina também terão fim.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade