Fiat Coupé: os 30 anos do único cupê esportivo da marca no Brasil
Modelo chegou ao País em 1995 e ostentava visual ousado, com cortes retos, lanternas circulares e faróis em formato de bolha; cupê tinha plataforma de Tipo e motor 2.0 16V aspirado de 137 cv
A década de 1990 foi icônica em vários sentidos. No mundo dos carros, por exemplo, nasceram modelos inesquecíveis, com os mais variados tipos de carrocerias e cores. Em 1993, o Fiat Coupé foi lançado na Europa. Chegou ao Brasil em 1995 e, por conta de seu design inovador, logo se tornou alvo de comentários e objeto de desejo. Afinal, em uma época em que a marca italiana comercializava Uno, Tipo, Fiorino e companhia, oferecer um carro com essas linhas causou um verdadeiro frisson.
Mesmo 30 anos depois, o Coupé continua atual. A carroceria tem soluções como capô que avança sobre parte do para-lamas, maçanetas embutidas nas colunas centrais, lanternas traseiras circulares duplas e faróis posicionados atrás de lentes em formato de bolha. De acordo com a marca, uma alternativa aos faróis escamoteáveis, famosos à época. As rodas de quatro raios também renderam estilo ao cupê.
Do 147 ao Fastback
A Fiat sempre quebrou paradigmas e trouxe inovações de conceitos e propostas diferenciadas de produtos, que inauguraram tecnologias e segmentos completamente novos, como o Fiat 147, o Uno e o Tempra, no passado, bem como os modelos Toro, Fastback e Pulse, na história mais recente. O Coupé é um capítulo importante desse legado de inovação da marca, que agora pode entrar para o seleto clube dos carros "placa preta", remetido aos carros com mais de 30 anos e, pelo menos, 80% de originalidade e preservação.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!