PUBLICIDADE

Desprezado no Brasil, Sandero tira o Golf da liderança na Europa

Vendido como Dacia e não como Renault, Sandero tem 66% de suas vendas na versão “aventureira” e estratégia diferente da usada no Brasil

10 jun 2024 - 16h58
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Dacia Sandero Stepway: 66% das vendas do modelo na Europa
Dacia Sandero Stepway: 66% das vendas do modelo na Europa
Foto: Dacia / Guia do Carro

O Sandero já fez muito sucesso no Brasil. Hoje, é totalmente desprezado no país, inclusive pela Renault, que abandonou o nome “Sandero” e deixou apenas Stepway. Mas, na Europa, a história é diferente e o Sandero brilha muito. Tanto que tirou da liderança nada menos do que o Golf, ícone da Volkswagen.

Na Europa, ao contrário do Brasil, o Sandero é vendido como Dacia, nome de sua marca de origem, romena. No Brasil, sempre foi vendido como Renault. Ganhou adeptos por seu ótimo custo-benefício, espaço e durabilidade. Era barato e robusto. Depois, mudou de característica e ninguém mais o quis. 

Na Europa, o Dacia Sandero segue a mesma filosofia que um dia fez sucesso no Brasil: é um carro de entrada, barato. Segundo a consultoria Jato Dynamics, o Dacia Sandero cresceu 38% em relação ao ano passado e liderou as vendas de abril com 25.803 registros.

O Volkswagen Golf, mesmo crescendo 67%, fechou o mês com 22.080 registros. A Renault tem ainda o terceiro colocado no ranking europeu, o Clio, que cresceu 25% e fechou o mês com 19.747 vendas. Só depois desses três hatches vem o primeiro SUV (veja na tabela abaixo).

Dacia Sandero: na Europa, a mesma filosofia que foi abandonada no Brasil
Dacia Sandero: na Europa, a mesma filosofia que foi abandonada no Brasil
Foto: Dacia / Guia do Carro

Na Europa, ao contrário do Brasil, as vendas de um modelo englobam todas as versões e tipos de caroceria. Portanto, os quase 26 mil registros do Sandero incluem a versão Stepway. Que, aliás, é a que faz mais sucesso, com 66% dos registros do modelo.

Não por coincidência, o novíssimo Renault Kardian lembra muito o Dacia Sandero Stepway. A diferença é que no Brasil a Renault desistiu de ter um hatch popular como âncora, enquanto na Europa a Dacia se tornou a marca número 1 para muitos clientes que buscam um hatch de entrada.

Segundo a Dacia, 39% dos clientes do Sandero vivem em áreas rurais e 37% vivem em pequenas cidades. Apenas 10% vivem em cidades grandes ou médias e 10% vivem nos subúrbios (periferias). 

O Sandero também é o primeiro carro zero km de 1 em cada 10 compradores de automóveis. Na França, 15% dois compradores de Sandero têm menos de 40 anos. Segundo a montadora romena, o Sandero já teve 2,6 milhões de unidades vendidas desde 2008.

No Brasil, o Renault [Sandero] Stepway custa R$ 84.470 na versão 1.0 MT e R$ 117.690 na 1.6 CVT. Segundo a Cavalcante Consultores, o Sandero soma apenas 1.878 vendas este ano (-26,5%). Veja abaixo o ranking europeu, divulgado pela Jato Dynamics.

25 modelos mais vendidos na Europa em abril, segundo a Jato Dynamics
25 modelos mais vendidos na Europa em abril, segundo a Jato Dynamics
Foto: Jato Dynamics / Guia do Carro

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade