Correia dentada do Onix, Tracker e Montana é mesmo um problema? Nem sempre
Polêmico equipamento dos modelos Chevrolet, correia dentada banhada a óleo dá problema quando não é usado o lubrificante correto
A correia dentada banhada a óleo se tornou um equipamento polêmico de quatro modelos populares da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana com motores 1.0 e 1.2. Isso pode ter afetado as vendas desses carros, mas a GM manteve sua escolha e aumentou a garantia desse item, que era de 100.000 km ou de três anos sem limite de quilometragem, para 240.000 km.
Mesmo nos novos Tracker e Onix, a correia dentada banhada a óleo foi mantida. Muitos consumidores preferiam que o acionamento do comando do motor fosse feito por corrente, mas a GM manteve a correia. Diante da má fama do equipamento, a montadora decidiu extender a garantia (desde que o proprietário faça as revisões corretamente) e encomendar uma correia mais resistente.
Na visão da GM, a correia dentada banhada a óleo oferece menos atrito e torna os carros mais eficientes. Segundo um especialista ouvido pelo Guia do Carro, a montadora não fala, mas a origem do problema está em alguns de seus maiores clientes: as locadoras de veículos. Elas usam o automóvel durante um ano e o revende, mas, para economizar, não fazem a revisão em concessionárias.
Assim, muitos carros receberam lubrificante fora da especificação do fabricante. Em função disso, a correia se banhou num óleo inferior e acabou se desgastando e criou sérios problemas no motor e transmissão. Portanto, para evitar problemas com a correia detada banhada a óleo, o consumidor deve usar o tipo de óleo correto, especificado pelo fabricante.
Caso o carro seja usado, é fundamental ver se o veículo passou por revisões em concessionárias. Se passou, dificilmente terá problemas. Se não passou, vale a pena procurar uma concessionária da Chevrolet para fazer uma avaliação. Este é mais um caso de mau uso propagado por conteúdos sensacionalistas, e não explicativos.