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Com visual familiar, Audi RS 4 Avant "ronca" alto e intimida

27 abr 2013 - 10h00
(atualizado às 10h00)
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O visual familiar de “perua” pode até enganar alguns, mas o modelo é como uma fera, que ruge alto quando cutucada e passará a intimidar esportivos nas ruas brasileiras em breve. Segundo a Audi, a RS 4 Avant deve estar disponível em maio. Ainda sem preço definido, a fabricante informa que a terceira geração da wagon, que já foi a mais rápida do mundo, custará aproximadamente R$ 440 mil.

Com motor V8 de 4.2 l, o veículo renovado em 2012 ganhou 30 cavalos de potência a mais que seu antecessor e agora atinge até 450 cv a impressionantes 8.250 RPM – mesma faixa que a também recém-chegada Ferrari F12berlinetta alcança seu ápice. Com isso, o tempo de aceleração de zero a 100 km/h caiu para 4s7, enquanto a versão “normal” da A4 Avant alcança a mesma velocidade em quase o dobro do tempo (8s6).

A velocidade máxima segue em 250 km/h, mas pode chegar a 280 km/h com um pacote especial a ser requisitado pelo cliente. A wagon esportiva também é equipada com câmbio S tronic de sete velocidades e dupla embreagem com “borboletas” no volante para trocas manuais, tração permanente integral nas quatro rodas, freios e suspensão esportiva.

Quem gosta de sentir as costas “colarem” no banco, pode ativar o controle de largada, similar ao utilizado na F1, que gerencia a embreagem para evitar deslizamento das rodas na saída. O risco é ter vontade de usar toda essa força e preparação quando estiver voltando do supermercado com o porta-malas de 490 l cheio de sacolas.

Teste

A nova RS 4 chegou às mãos do Terra em um atípico dia de neve em março, na cidade de Munique (Alemanha), perto da sede da Audi e não muito longe da fábrica de Györ (Hungria), onde o modelo é fabricado. Com três passageiros no carro, testamos o modelo em um trecho de 144 km até Salzburgo (Áustria).

Comecei no banco de trás, e um desconforto apareceu logo que o carro passou a acelerar na estrada. Sentia o corpo pular como se estivesse em cima de uma bola grande, daquelas utilizadas em academia de ginástica. Olho para o monitor central e vejo que o modo de direção selecionado era o Dynamic.

Neste modo, o mais esportivo, os amortecedores são bastante firmes e todas as imperfeições da estrada alemã são repassadas aos passageiros. Além disso, o sistema de escape ganha um som especial, soltando “rugidos” ao reduzir marchas. Talvez não seja o melhor modo para levar as crianças para passear, ou talvez elas gostem de ir “pulando” no caminho, mas é um risco.

Na direção, a RS 4 transpira segurança ao condutor, desde a direção dinâmica que endurece em altas velocidades, aos sistema de controle de tração e estabilidade nas curvas. A tração integral nas quatro rodas fez pouco caso da neve fina que caía, e a transmissão de dupla embreagem consegue trocas sem perda perceptível de aceleração.

Audi RS 4 Avant
Audi RS 4 Avant
Foto: Divulgação

Depois de escolher o modo Comfort no seletor do console central, a wagon muda completamente de comportamento. A suspensão fica mais macia e absorve as irregularidades – é como se tivesse saído da pista de corrida e agora estamos em um passeio no parque. O barulho já é mais contido, e as trocas de marcha são feitas em rotações mais baixas.

Praticamente todos os modelos topo de linha da Audi estão equipados com o Drive Select, mas na RS 4 as mudanças ficam muito mais perceptíveis, mostrando sua versatilidade. Segundo a fabricante, o modelo tem consumo médio combinado (estrada e cidade) de 9,3 km/l com gasolina. Em comparação com o A4 Avant, que faz média de 13,7 km/l, a esportividade custará um pouco mais.

Com a “fera” mais calma, é possível aproveitar melhor os equipamentos internos. Os bancos dianteiros de couro em formato de concha têm abas que deixam o corpo preso e firme no lugar, mas eles são um dos poucos opcionais no “pacote brasileiro” e custarão R$ 15 mil. No entanto, devem ser mantidos como itens de série o sistema de som Bang & Olufsen, acabamento interno em fibra de carbono, GPS e DVD player, de acordo com informações da montadora.

Ficha técnica

Motor: 4.2 l V8

Potência: 450 cv

Câmbio: S Tronic (7 velocidades)

Peso: 1.870 kg

Porta-malas: 490 l

0-100 km/h: 4s7

Velocidade máxima: 250 km/h (limitada)

Consumo médio: 9,3 km/l

Iténs de série: acabamento interno em fibra de carbono, alavanca de câmbio e volante em couro, apoio lombar com ajuste elétrico para bancos dianteiros, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista, bancos dianteiros esportivos, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscante, teto solar panorâmico elétrico, vidros com isolante térmico, soleiras das portas em alumínio, espelhos retrovisores externos elétricos, ponteira de escape fosca, rack de teto, rodas de liga leve 20", spoiler traseiro, airbag lateral, dianteiro e de cabeça, alarme antifurto, assistente de freio, diferencial esportivo quattro, direção dinâmica, ESP, faróis bixenônio com ajuste de altura, indicador de pressão dos pneus, roda sobressalente de liga leve, lanternas traseiras com LEDs, rodas com parafusos antifurto, sensor de luz e chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico, limpador dos faróis

Fonte: Terra
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