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Com mais concorrência, Duster aposta na robustez; veja teste

Duster terá de correr atrás do prejuízo para não perder a posição no segmento, que agora tem o Jeep Renegade e o Honda HR-V

2 abr 2015 - 18h06
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Novo Duster
Novo Duster
Foto: Renault / Divulgação

A Renault lançou o novo Duster nesta semana e a nova versão do SUV terá de brigar bastante para manter o patamar que possui atualmente no mercado. Isso porque, recentemente, começaram a ser comercializados o novo Honda HR-V e o Jeep Renegade, modelos que prometem tomar espaço de mercado do carro da marca francesa.

Em 2014, o Duster foi o segundo carro mais vendido no segmento, ficando atrás apenas do EcoSport, com mais de 48 mil unidades vendidas. Apesar da maior concorrência, a marca acredita que o novo Duster deve manter o fôlego, buscando clientes de outros segmentos, como o de sedãs.

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O Duster chega agora em cinco versões, sendo duas as opções de motorização – 1.6 l e 2.0 l – e de câmbio. De acordo com a marca, a versão mais procurada deverá ser a Dynamique 1.6 16 V com câmbio manual, que custa R$ 67.990 e que no ano passado foi responsável por 70% das vendas do SUV. O motor 2.0 litros ganhou seis cavalos na comparação com a versão anterior, gerando até 148 cavalos quando abastecido com etanol e 143 cavalos com gasolina.

Novo Renault Duster enfrenta pista de off-road; confira:

O Duster 2016, contudo, não apresentou tantas modificações para brigar com os adversários. Por fora, o carro ganhou novos para-choques traseiro e dianteiro. Na frente, o tamanho do símbolo da marca foi alterado, assim como a grade frontal, nova barra de teto e novas rodas.

Internamente, as mudanças estão no acabamento da região central, além de um novo painel de instrumentos. O sistema multimídia traz como novidade a conexão com as redes sociais e a navegação com o trânsito sendo exibido em tempo real. Contudo, a posição da tela no painel não agrada, já que pode tirar a atenção do motorista.

Outra inovação é o botão ECO, que permite a redução de até 10% no consumo do veículo, diminuindo um pouco a potência do motor e o desempenho do ar-condicionado. Contudo, assim como no caso da tela de multimídia, o botão é muito mal localizado, dificultando a situação para o motorista.

O Terra testou a versão 1.6l Dynamique  entre as cidades de Campinas e Tuiuti, passando por uma pista de off-road. Na estrada, o carro peca nas acelerações e o motor 1.6 litro parece não dar conta do tamanho do veículo. O consumo é bom para o tamanho do carro e um medidor colocado junto do conta-giros ajuda o motorista a definir o momento certo para a troca de marcha.

Novo Duster
Novo Duster
Foto: Renault / Divulgação

Se o motor deixa a desejar, o ajuste da suspensão é muito bom, fazendo com que condutor e passageiros sintam pouco as movimentações de dentro do veículo, mesmo quando muito bruscas. Internamente, o carro é bastante espaçoso e pode levar cinco pessoas com conforto e tranquilidade.

Em pista off-road com obstáculos, o carro tem bom desempenho. Como passageiro – já que a montadora não permitiu que a imprensa guiasse o carro no local –, nota-se que a versão Dynamique 2.0 16V Manual 4x4, a mais cara, de R$ 78.490, é bem robusta e tem excelente desempenho.

O destaque, nesse caso, fica mais uma vez por conta da suspensão. Mesmo em locais extremamente esburacados (veja o vídeo) ou em uma pista feita de grandes pedras, o balanço é tranquilo e o carro se comporta muito bem. Com esta motorização, o Duster também cumpre bem a tarefa de subir ladeiras com grande inclinação. 

Novo Duster
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Foto: Renault / Divulgação
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Foto: Renault / Divulgação
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Foto: Renault / Divulgação
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Foto: Renault / Divulgação
Fonte: Terra
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