Com 325 cv, VW Golf GTI 50 anos é a versão do hatch mais potente da história
Série especial comemora cinquentenário do hatch esportivo queridinho do mundo automotivo
A Volkswagen apresentou oficialmente o Golf GTI Edition 50, uma edição especial que comemora os 50 anos de um dos modelos esportivos mais emblemáticos da marca e do mundo automotivo. Mas, diferentemente de outras séries comemorativas, a novidade vai além de detalhes estéticos: trata-se do GTI mais potente já produzido na história.
O hatch celebra meio século do GTI com a versão mais potente do consagrado motor 2.0 TSI EA888, agora com 325 cv e 42,8 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas e tração dianteira.
A performance é condizente com a proposta: 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e velocidade máxima de 270 km/h. O Golf GTI Edition 50 traz suspensão dianteira do tipo MacPherson, eixo traseiro multilink, direção progressiva e amortecedores adaptativos (DCC) de série. Há ainda cinco modos de condução, incluindo um chamado "Especial", calibrado especificamente para pistas de asfalto irregular como a do circuito de Nürburgring, na Alemanha.
Para quem busca ainda mais esportividade, a marca oferece um Pacote de Desempenho, com molas mais firmes, suspensão 20 mm mais baixa, rolamentos dianteiros com cambagem negativa ampliada e rodas forjadas de 19? calçadas com pneus Bridgestone Potenza Race semi-slick. Um sistema de escapamento Akrapovic de titânio reduz o peso total do carro em 11 kg, colaborando para uma dinâmica ainda mais afiada — o carro perdeu cerca de 30 kg em relação ao GTI convencional. O resultado é uma volta em Nürburgring cronometrada em 7 minutos e 46 segundos.
Visualmente, o Edition 50 traz faixa vermelha na dianteira, teto e retrovisores pretos, faróis Matrix LED com alcance de até 500 metros, além de detalhes vermelhos nas rodas de 19". O logotipo "GTI 50" aparece no spoiler traseiro e nas carcaças dos espelhos retrovisores. A série limitada será vendida com duas cores exclusivas: Dark Moss Green Metallic e Tornado Red.
As entregas na Europa estão previstas para o primeiro trimestre de 2026, com preço estimado em 55 mil euros (cerca de R$ 348 mil na cotação atual). A Volkswagen ainda não confirmou se haverá unidades para outros mercados.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!