CNH: como verificar a pontuação e outros detalhes da Carteira de Habilitação
Consulta dos pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser feita por site do Detran local ou aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)
Poucas pessoas conseguem levar a vida longe do celular ou do computador, hoje em dia. Seja para assistir aquele capítulo da novela, ou mesmo para serviços essenciais, como pagamentos de contas, trabalho e até acesso a dados. A internet ajuda, por exemplo, a consultar os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Inclusive, caso solicitado, o condutor consegue também enviar esse histórico para terceiros.
Para que o motorista consiga consultar quantos pontos possui em sua carteira de habilitação, basta um computador ou um celular com acesso à internet. A consulta pode ser feita tanto por meio do site do Detran local quanto pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Quando a opção for o site (note, aliás, se é o site oficial do órgão), é necessário, em alguns casos, fazer login e senha. Na página do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), quem quiser consultar a pontuação por infrações cometidas consegue acesso por meio de login e senha registrados na conta "Gov.br". Caso não tenha, é necessário o cadastro.
A partir daí, selecione a aba "CNH". Nesta página, aparecem todas as informações do condutor, como nome completo, número de registro da CNH e categoria, número do CPF e, ainda, o status do documento - se ativo ou não.
Como enviar o histórico?
Para enviar o histórico de pontos, entre na opção "Emitir certidão de pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)". Caso não encontre, recorra à lupa situada no canto superior direito da página inicial. Ao clicar em "Iniciar serviço", o usuário será direcionado à outra aba.
Nesta seção, chamada "Pontos na CNH - Pesquisa e Certidão", deve-se preencher os dados solicitados. São eles: CPF, tipo da carteira (nova ou antiga), número de registro, PGU, data de nascimento e, por fim, selecionar se prefere o histórico completo ou se apenas dos últimos 12 meses. Findo o trabalho, o histórico abrirá em uma terceira página, em formato PDF. A partir daí, basta salvar o documento em uma pasta de preferência e guardar/enviar conforme necessário.
Pelo aplicativo CDT
Também dá para consultar os pontos do prontuário do condutor pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O app fica, a princípio, disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store.
Caso já possua o app instalado e tenha solicitado o documento junto ao órgão local, basta acessar o campo "Infrações" na tela inicial. Na sequência, basta selecionar "Por infrator" para ter acesso aos detalhes sobre eventuais multas e a situação do documento. Cabe recordar que, hoje em dia, o limite máximo é de 40 pontos na CNH. Mas não pode ter multa gravíssima, porque, nestes casos, o limite cai para 30 ou 20 pontos, dependendo da quantidade.
Atendimento presencial
De acordo com o Detran-SP, a consulta da pontuação está disponível também por meio do atendimento presencial. Nos totens de atendimento do Poupatempo, é possível consultar essa informação. Para isso basta informar o número da CNH.
Importante ressaltar que o Detran-SP não envia a pontuação em carta pelos Correios ou por e-mail, e também não é preciso ir até uma unidade do Detran para obter qualquer tipo de código para acesso a essas informações.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
