Citroën C3 com multimídia ou Onix e HB20 só com rádio?
Citroën C3 Feel Pack 1.6 Automático é mais conectado do que o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 em sua faixa de preço
O Citroën C3 é mais alto, largo e tem maior vão, mas carece de alguns itens importantes e tem menor consumo do que seus principais rivais; oferece 4 itens não encontrados nos rivais mas são limitados a 2 airbags.
Vale a pena comprar o Citroën C3 Feel Pack 1.6 Automático? Para chegar à resposta, é preciso comparar com os dois principais hatches de sua faixa de preço: Chevrolet Onix AT 1.0 Turbo e Hyundai HB20 Sense 1.0 AT. O C3 automático tem multimídia e seus rivais têm só rádio, sem espelhamento do celular.
O C3 automático topo de linha custa R$ 99.990. O Onix AT Turbo sai por R$ 98.750 e o HB20 Sense AT é vendido por R$ 98.390. Esqueça o Volkswagen Polo: o automático mais em conta chega a quase R$ 111 mil (versão Comfortline).
O Citroën C3 é menor, mais largo e mais alto do que o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Tem também maior vão livre do solo (180 mm contra 128 do Onix e 160 do HB20). Por isso, embora seja um popuco menor em comprimento e entre-eixos, o C3 passa uma sensação de espaço maior – especialmente em relação do HB20.
O porta-malas do C3 também é maior: são 315 litros de capacidade contra 300 do HB20 e 275 do Onix. O Citroën traz ainda quatro itens não encontrados em pelo menos um dos rivais: câmera de ré, faróis de neblina, monitoramento de pressão dos pneus e ajuste de altura do volante.
Em relação ao Onix 1.0 Turbo, o C3 1.6 aspirado é mais potente com etanol (120 cv contra 116). Na comparação com o HB20 Sense 1.0 Turbo, o C3 1.6 aspirado é mais rápido (10s4 contra 10s7 para acelerar de 0 a 100 km/h).
Lançado em agosto de 2022, o Citroën C3 teve 10,8 mil vendas no ano de estreia e ficou em 10º lugar no ranking dos hatches. Este ano sua venda (até novembro) subiu para 24,6 mil e ele está em 8º lugar. O carro é agradável de dirigir, tem a direção leve e a suspénsão macia, mas poderia ir além se não fosse alguns itens que favorecem seus rivais.
Mesmo custando praticamente R$ 100 mil, o Citroën C3 dispõe de apenas 2 airbags de série, obrigatórios por lei. Onix e HB20, mesmo custando um pouco menos, vêm com 6 airbags, o que aumenta a segurança passiva dos passageiros, em caso de impacto lateral.
Embora ofereçam apenas rádio e Bluetooth para seus usuários, o Onix AT e o HB20 Sense AT têm motores mais eficientes, ambos 1.0 turbinados. Assim, o consumo de combustível é francamente melhor no Chevrolet e no Hyundai.
O Citroën C3 1.6 faz 8,5 km/l com etanol e 12,4 com gasolina. O Onix 1.0 Turbo faz 10,4 com etanol e 14,9 km/l com gasolina. E o HB20 1.0 Turbo faz 9,9 km/l com etanol e 13,9 com gasolina. Isso é resultado do torque disponível em baixas rotações, que garante agilidade nas reacelerações e retomadas de velocidade.
Para dar uma ideia, o motor 1.6 de 120 cv do C3 entrega 154 Nm a 4.500 rpm, enquanto o 1.0 de 116 cv do Onix tem 165 Nm já a 2.000 rpm. O motor 1.0 de 120 cv do HB20 é ainda melhor, com 172 Nm disponíveis a 1.500 rpm.
O Citroën C3 é mais bonito, mais charmoso, mais largo, mais alto, mais macio e mais conectado dos que seus rivais automáticos. Mas a perda em consumo e a ausência de airbags laterais e frontais acabam lhe tirando pontos numa comparação direta. O motor turbo ficou mesmo só com o novo Citroën C3 Aircross, por enquanto.