Chinesa de origem britânica, MG registra carros no Brasil
De origem britânica, MG pertence à SAIC, parceira de GM e VW, terá esportivo e dois SUVs elétricos para peitar BYD Dolphin e Jeep Compass
A estreia da MG Motor no Brasil parece estar mais próxima do que nunca.
A mais recente tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, revela não apenas a presença da marca sino-britânica no país, como também antecipa os primeiros modelos que desembarcarão por aqui: o hatch elétrico MG4, o utilitário esportivo médio S5 e o esportivo Cyberster.
MG4 tem rivalidade com BYD Dolphin
Começando pelo MG4, ele será oferecido em duas configurações (Comfort e Luxury) incluindo uma opção com tração integral. Em comum, todas trazem bateria de lítio-ferro-fosfato com 64 kWh.
Segundo o Inmetro, a autonomia varia entre 364 km (versões com tração dianteira) e 279 km (tração nas quatro rodas). A potência oficial ainda não foi confirmada para o Brasil, mas no exterior o modelo entrega 163 cv.
Recentemente renovado no mercado global, o MG4 ficou maior: agora mede 4,39 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Houve também redução de peso, de 1.620 kg para cerca de 1.485 kg.
Com porte semelhante ao do BYD Dolphin, seu rival direto, o MG4 tem visual afiado, faróis em LED, entradas de ar na dianteira e traseira marcada por uma faixa luminosa que une as lanternas. Nas laterais, as maçanetas convencionais contrastam com a atual tendência de peças embutidas.
S5 brigará com SUVs médios
O segundo modelo confirmado para o mercado brasileiro é o SUV S5, que foi recentemente lançado na China. Suas dimensões são 4,48 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, tamanho que o coloca na mesma faixa do Jeep Compass. O porta-malas acomoda cerca de 460 litros.
Por aqui, o modelo virá nas versões Comfort e Luxury, ambas equipadas com bateria de 62 kWh e autonomia de 351 km, segundo o PBEV. Na China, o S5 conta com motor de 170 cv e torque de 25,5 kgfm, mas ainda não se sabe se esses números serão mantidos no mercado brasileiro. O modelo chega para competir com o BYD Yuan Plus e outros SUVs elétricos médios.
MG Cyberster é conversível esportivo elétrico
Fechando a lista está o Cyberster, esportivo de dois lugares com design arrojado e portas com abertura vertical no estilo tesoura. Depois de ter sido apresentado como conceito em 2021, ele virou realidade em 2023 e agora foi registrado oficialmente no Brasil.
Suas medidas incluem 4,53 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,32 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. Por aqui, será oferecido em configuração única com tração integral, autonomia de 342 km e bateria de 77 kWh.
A potência ainda não foi divulgada para o Brasil, mas no mercado chinês há três versões: 314 cv, 340 cv e uma mais extrema com 544 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, com máxima de 200 km/h.