Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chevrolet revela programa Vintage de carros antigos restaurados pela marca

Quatro primeiras unidades foram reveladas de lote de dez carros entre restaurações e 'restomods'; todos serão leiloados pela GM

3 out 2025 - 17h28
Compartilhar
Exibir comentários

A GM revelou seu programa de restauração de carros antigos, chamado de Vintage, parte também das comemorações do centenário da marca no Brasil. Com o Vintage, a marca não vai apenas restaurar modelos clássicos, mas também criar "restomods", ou modelos antigos com mecânica atualizada. Serão ao todo dez unidades inteiramente restauradas pela engenharia da GM.

Quatro unidades já ficaram prontas e foram apresentadas pelo time, que trabalhou extensamente para validar tanto a autenticidade das reformas e mudanças feitas nos carros, como para atestar seu perfeito funcionamento.

Mas, diferentemente das unidades trabalhadas pela Garagem Volkswagen, que ficam expostas num espaço dedicado aberto à visitação dentro da fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo (SP), os carros restaurados pela GM serão leiloados. Segundo a marca, parte dos recursos arrecadados serão destinados a projetos sociais do Instituto General Motors.

Os modelos são um Monza 500 EF 1990 e um Omega CD 1994, ambos restaurados ao padrão original de fábrica. O Omega ainda recebeu um kit da alemã Irmscher que aumentou a cilindrada do motor de 3,0 para 3,6 litros. Segundos dados do início dos anos 90, o kit aumentava a potência dos 165 cv originais para 197 cv.

Há também um Opala 1979 que recebeu caracterização SS e motor 4.1 com injeção eletrônica. O quarto modelo é uma picape S10 Rally de 2004 que foi criada para competir no Rali dos Sertões, mas que agora foi adaptada para rodar nas ruas. Há ainda um Kadett GSi 1992 em fase final de acabamento, que ainda não foi apresentado.

Segundo a GM, cada carro tem um projeto minuciosamente executado por uma equipe especial, composta até mesmo por profissionais que trabalharam nos projetos originais dos veículos. A empresa usou seu acervo de imagens, manuais, amostras e banco de dados técnico e histórico para reconstruir os carros no padrão original. O preciosismo foi a ponto de peças internas como parafusos, terem recebido a mesma coloração metálica da época.

A restauração também reproduziu as técnicas de manufatura da época, para garantir a autenticidade dos efeitos de tinta, dobras, soldas, de uma época com menos tecnologia que a atual.

Os modelos customizados incorporam atualizações visuais e de acabamento feitas pelo time de Design da GM, respeitando os padrões estéticos da marca. A ideia é reproduzir o que poderia ter sido um carro conceito da época, por exemplo. Além disso, garantir que as melhorias mecânicas funcionem em conjunto com o "corpo" mais antigo, caso da picape C10 equipada com motor e transmissão de Camaro V8, já anunciada.

Serão ao todo dez carros trabalhados pela montadora
Serão ao todo dez carros trabalhados pela montadora
Foto: Chevrolet/Divulgação / Estadão

Depois de prontos, os carros passam pelo Campo de Provas da marca, além de testes de validação em laboratórios e vários tipos de pista, de acordo com seus projetos originais. São feitos testes dinâmicos, de ruídos, vibrações, dirigibilidade e frenagem para verificar o correto funcionamento do conjunto.

A GM fará "coleções" temáticas, com essa primeira de 10 carros tendo apenas modelos produzidos no Brasil por conta do centenário da marca. As próximas poderão ter foco em esportivos, modelos populares, ou incluir importados, dentro da vasta história da marca no País.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade