Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chefão da Toyota, Akio Toyoda usava pseudônimo para correr

Ex-CEO da marca japonesa é entusiasta e tem até edição especial do Corolla batizada com seu "alter ego"

6 mai 2025 - 13h35
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A ideia de competir veio de Naruse, que falou sobre o momento.

"Depois de quase cinco anos o treinando, perguntei: por que não competir nas 24h de Nürburgring? No início, ele teve dificuldade com a decisão, devido à sua posição, mas depois de um tempo disse 'vamos fazer acontecer'. Mas ele não foi direto para a corrida. Passou três anos treinando intensamente para ela", recorda Naruse, que morreu tragicamente num acidente de carro, nos arredores de Nürburgring, em 2010.

Sua mais recente empreitada foi em 2021 durante as 24 Horas de Fuji na Super Taikyu Series. A bordo de um Corolla movido a hidrogênio, Toyoda quis testar e avaliar de perto a durabilidade e a segurança do sistema de propulsão quando usado ao limite.

"A razão para competir em uma prova de 24 horas é que simplesmente durar três ou cinco horas não é suficiente. Você deve ter feito a preparação para durar 24 horas. Além disso, sou um dos pilotos. Muitas pessoas no Japão associam hidrogênio a explosões. Portanto, quero mostrar que é seguro participar de uma corrida", disse o então executivo à época.

Em 2022, Akio (ou Morizo) participou de uma demonstração do GR Yaris que participaria do World Rally Championship (WRC), o campeonato mundial de rali. Contornando cones, fazendo drift e executando os famosos 'zerinhos', Toyoda mostrou sua habilidade ao volante.

Toyoda também é um dos responsáveis por apostar e dar o "ok" para a criação de alguns ícones do mundo automobilístico, como o Lexus LFA, o Toyota GT86, a volta do Supra e também do surgimento da Gazoo Racing.

Volta em 2025?

Morizo vai voltar a pilotar nas 24h de Nürburgring. Na edição de 2025, que acontece em junho, o executivo estará a bordo do GR Yaris.

"O objetivo de competir nas 24 Horas do 'inferno verde' sempre foi o mesmo, desde que começamos em 2007. Na época, éramos eu e Naruse, mas agora temos pilotos profissionais, mecânicos, engenheiros... uma equipe grande e unida. A construção de carros cada vez melhores avançará pelo automobilismo, e todos nós nos uniremos para enfrentar o desafio de alcançar um nível ainda mais alto", diz Toyoda.

Toyota GR Corolla Morizo Edition
Toyota GR Corolla Morizo Edition
Foto: Divulgação / Estadão

Morizo Edition

A paixão de Toyoda por automóveis e por competições resultou em um edição especial e mais extrema de um carro icônico da marca: o GR Corolla.

Limitado a 200 unidades, o GR Corolla Morizo Edition é mais voltado para a pistas por ser mais leve, ter mais torque e por não ter bancos traseiros. O hatch de 300 cv e 40,8 kgfm de torque tem câmbio manual de seis marchas com relações mais curtas, 50 kg a menos que o "original" e pneus de maior aderência.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade