Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carros a diesel com mais de 10 anos são proibidos de circular na Espanha

Cidades espanholas impõem restrições a veículos para tentar reduzir poluição do meio ambiente; entenda

28 jul 2025 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Na capital paulista, carros a combustão são proibidos de circular no chamado centro expandido, em dias de semana, das 7h às 10h e das 17h às 20h, conforme número final da placa. Mas, enquanto a medida brasileira existe para tentar diminuir o trânsito na cidade, a Espanha passa a impedir a entrada de alguns tipos de veículos a fim de combater a poluição do meio ambiente.

De acordo com o site Razão do Automóvel, as restrições - impulsionadas pela Lei do Clima espanhola - obrigam todos os municípios com mais de 50 mil habitantes (ou 20 mil com problemas de qualidade do ar) a criar Zonas de Baixas Emissões (ZBE). Com isso, o território espanhol terá restrições ainda mais intolerantes.

Na cidade de Bilbao, por exemplo, automóveis movidos a diesel com mais de dez anos de uso não podem mais entrar na cidade entre 7h e 20h. Ou seja, qualquer carro com esse tipo de motorização produzido de 2015 para trás, caso flagrado, toma multa de aproximadamente 200 euros (R$ 1.304, na conversão direta). Até então, cabe lembrar, estas áreas apenas limitavam o acesso a veículos mais antigos e poluentes.

A medida já está em vigor, também, em cidades como Madrid (zona central), Getafe e Estepona. Por lá, é restrita a circulação de carros com etiqueta B da Direção Geral de Tráfego (DGT) - categoria que inclui carros a gasolina fabricados entre 2001 e 2005, o os movido a diesel entre 2006 e agosto de 2015.

Outros locais

A medida faz parte de um esforço nacional para reduzir a emissão de poluentes e cumprir metas ambientais, afinal, cerca de 30% da frota a diesel do país (9 milhões de unidades) têm selo B. A expectativa é que a nova norma contribua para uma redução de até 40% nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) nas áreas urbanas até 2030.

Para isso, outras cidades como Málaga e Palma de Maiorca já anunciaram a implementação de proibições semelhantes a partir de janeiro de 2027. E a Catalunha prepara-se para banir todos os veículos com etiqueta B não só das ZBE, mas de toda a região. A medida, que integra o novo Plano de Qualidade do Ar da Generalitat, poderá entrar em vigor já em 2026.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade