Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Carro Sustentável': governo pode cortar IPI e baixar preços em novo programa de incentivo

Governo federal promete reduzir imposto de veículos 0km com motores 1.0 flex de até 90 cv de potência, produção nacional e baixa emissão de poluentes

5 jul 2025 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio à novela do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o governo federal está prestes a adotar mais uma medida que vai mexer no bolso do consumidor brasileiro. Desta vez, pelo menos, para o lado bom. Em breve, deve ser anunciado o programa de incentivo "Carro Sustentável", que dará benefícios fiscais para veículos 0km fabricados no País.

De acordo com informações publicadas na última semana pela AutoData e pelo jornal Valor Econômico, a ideia do novo programa é cortar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros zero km dotados de motor 1.0 flex. No entanto, ainda não se sabe qual seria esse corte. Hoje, esse tipo de veículo paga 7% de imposto.

Seja como for, para serem contemplados com redução de IPI, os modelos deverão seguir alguns requisitos. Dentre eles, há obrigatoriedade de sair de fábrica equipado com propulsor 1.0 flex de até 90 cv de potência, bem como ter fabricação nacional, emissão de poluentes de até 83 g de CO²/km e nível elevado de reciclabilidade. Este último, no entanto, ainda não foi estabelecido.

Com base nas regras para adequação ao programa "Carro Sustentável", nota-se que algumas opções - até mais sustentáveis - ficaram de fora. Por exemplo, os eletrificados (híbridos e elétricos), os importados e até os automóveis com motorização turbo foram banidos. Afinal, o mercado nacional não tem nenhum carro com propulsor turbinado com potência abaixo de 90 cv.

Citroën Basalt
Citroën Basalt
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Os carros

Caso o programa siga, exatamente, essas diretrizes, seriam beneficiados carros como os Chevrolet Onix e Onix Plus, os Citroën Basalt e C3, e também os Fiat Argo, Cronos e Mobi. A lista conta ainda com os Hyundai HB20 e HB20S, além dos franceses Peugeot 208 e Renault Kwid. Por fim, os Volkswagen Polo e Tera também se adequam ao pacote, com seus motores de até 84 cv nas respectivas versões de entrada Robust/Track e MPI.

Volkswagen Tera 1.0 MPI
Volkswagen Tera 1.0 MPI
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

A baixa nos preços, entretanto, duraria até o dezembro de 2026. Ou seja, o benefício contempla o período eleitoral, justamente em uma época de baixa popularidade do governo Lula (PT). Estratégia política ou não, o fato é que a medida pode beneficiar as vendas de automóveis no Brasil, assim como aconteceu com o decreto do carro popular - pacote de descontos para toda a indústria de veículos, realizado em junho de 2023. Informações apontam, ainda, que os benefícios ficais do "Carro Sustentável" valem para pessoas físicas e jurídicas.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade