Carro chinês: você ainda vai ter um, ou já tem e talvez nem saiba
Modelos vendidos no Brasil de marcas como Chevrolet, Fiat, Ford e Volvo, entre outras, são feitos ou têm projeto desenvolvido na China
O carro chinês é uma realidade cada vez mais presente nas ruas e estadas do Brasil. Até recentemente, havia poucas opções feitas na China e a oferta era, sobretudo, de veículos comerciais. Porém, isso mudou com a entrada de marcas como BYD e GWM no segmento de automóveis. Além disso, as duas prometem iniciar a produção no País nas próximas semanas.
Atualmente, a BYD aposta em promoções e, com isso, não para de avançar. Como resultado, superou até mesmo a Toyota em maio e já é a quarta marca de veículos mais vendida do Brasil. Porém, vale dizer que esse ranking contempla apenas as vendas no varejo. Ou seja, para o consumidor final, sem incluir negócios feitos diretamente com frotistas, por exemplo.
E mais marcas chinesas estão chegando. A GAC, por exemplo, acaba de lançar cinco carros no Brasil. A gigante estreia com mais de 80 pontos de venda, sendo 30 concessionárias. Além disso, a Omoda & Jaecoo também chegou recentemente com foco em SUVs. Embora faça parte do Grup Chery, a novata tem operação própria, independente da Caoa-Chery.
Carro chinês 'made in Brazil'
Da mesma forma, a Geely, que já foi vendida no Brasil de 2014 a 2018, está de volta em parceria com a Renault. Outras novatas são a Zeekr, divisão de luxo da... Geely, e a Leapmotor, chinesa da Stellantis. O grupo também é dono da Alfa Romeo, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, por exemplo. Do grupo das "veteranas" também faz parte a JAC Motors.
Assim, é possível afirmar que, se esse ritmo for mantido, todo brasileiro que ainda não tem carro chinês certamente será dono de um em algum momento. Porém, o que nem todo mundo sabe é que há vários modelos de marcas ocidentais feitos na China rodando no Brasil. Isso sem falar dos carros com projeto desenvolvido total ou parcialmente em centros de engenharia e tecnologia chineses. Listamos alguns deles:
Fiat Titano
Vendido na China com o nome de Equator, o Ford Territory foi lançado no Brasil no fim de 2020. O SUV é derivado do chinês Yusheng S330, da JMC, sigla de Jiangling Motors Corporation. As vendas do modelo renovado no Brasil começam em julho. Além de atualizações no visual e na lista de equipamentos, haverá versão híbrida. Porém, sua vinda ao País ainda não foi confirmada.
Seja como for, segundo dados da marca esse opção tem conjunto que une motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv de potência e elétrico de 82 cv. A potência total combinada é de 218 cv. Não há informações sobre preços. Porém, na versão com motor apenas a gasolina a tabela deve ser mantida em R$ 215 mil.
Chevrolet Onix Plus, Montana e Tracker
De 2019, a atual geração do Onix Plus estreou na China. O sedã foi o primeiro de uma linha de carros feita sobre a plataforma modular GEM. Essa base, desenvolvida em parceria com a SAIC é global e foca mercados emergentes, como o Brasil. A picape Montana e o SUV Tracker, bem como o hatch Onix, completam a família produzida no Brasil.
Vale lembrar que, assim como o Onix Plus, o Tracker atual também foi lançado primeiro na China, em 2020. Três anos depois foi a vez da Montana. Assim como os "irmãos", a picape compacta feita no País é exportada para outros mercados da região. E os planos da GM para o Brasilincluem novos carros chineses, como o jipinho Yep Plus, da Baojun.
Porém, no Brasil o modelo vai ser rebatizado. Aqui, ele vai ser vendido com o nome de Chevrolet Spark. O motor elétrico na dianteira gera potência equivalente a 101 cm e torque de 18,2 mkgf. O pacote de baterias de 42 kWh garante autonomia de cerca de 300 km no ciclo global WLTP. Ainda não há informações sobre dados do Inmetro, bem como sobre o preço.
Volvo EX30
SUV global, o Volvo EX30 foi lançado no Brasil no fim de 2023. O que nem todos sabem é que o modelo foi desenvolvido em parceria com a chinesa Geely, dona da marca sueca. Além disso, a produção começou na China - depois, o carro passou a ser feito também na Europa. Vale dizer que o EX90, carro de topo da Volvo, também era feito exclusivamente no país asiático. Porém, com o aumento do veto dos países europeus a produtos chineses, parte da produção vem sendo transferida.
Volkswagen Amarok
BMW iX3
Lançado no Brasil em 2022, o BMW iX3 teve a produção iniciada na China um ano antes. Segundo a marca, a fabrica pertence à BBA, sigla de BMW Brilliance Automotive. Ou seja, a parceria entre a alemã e o grupo chinês. Vale dizer que o modelo foi o primeiro carro chinês da BMW vendido no Brasil. Conforme o site da marca, o SUV elétrico tem preço sugerido no País a partir de R$ 519.950
Mini Cooper elétrico
O Mini Cooper também teve as versões elétricas feitas primeiro na China. Aliás, o Aceman, que acaba de ser lançado no Brasil, fez estreia global na edição de 2024 do Salão de Pequim. Do grupo de carros de marcas europeias feitos na China há ainda o Kwid E-Tech. O compacto elétrico é fabricado na China pela eGT New Energy Automotive, joint venture entre Dongfeng, Renault e Nissan.